ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 de Boticas (Boticas)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A casa do Ecolápis foi elaborada pelos alunos do Pré-Escolar do Jardim de Infância de Boticas e do Jardim de Infância de Beça do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, no âmbito do Programa Eco-Escolas.
Material necessário para elaboração do projeto: Folha A3, lápis de cor, aguarelas, marcadores, ramos de madeira, paus de gelado, líquenes, tela, cartão, cartolina, tesoura, lápis, borracha, algodão e cola quente.
Investigação sobre o tema e envolvimento dos alunos:
Dada a faixa etária dos alunos do Pré-Escolar, as educadoras recorreram ao diálogo com os alunos sobre a importância de habitarmos em casas seguras e amigas do ambiente. Conduziram as crianças ao sonho comum, a muitas delas, de terem uma casinha na árvore feita com materiais naturais. Todas, entusiasmadas, partilharam ideias para a construção da ecocasa para a personagem Ecolápis.

Por se tratar de uma casa, que se pretende robusta e segura e também pelo facto do seu habitante ser um lápis, as crianças pensaram na madeira (tronco e ramos), material nobre que as rodeia, por viverem num ambiente rural. Os líquenes (bons indicadores da qualidade do ar) foram escolhidos, uma vez que existem por toda a região.