ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer (Alenquer)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Escola: Escola Básica Pêro de Alenquer
Ano: 5.º
Disciplina: Educação Visual e Educação Tecnológica
Turma: F
N.º de alunos: 22
Tempo: 180 minutos
Recursos:
- Livro “Onde está o Wally?”
Descrição do processo:
Foi apresentada a ideia da tarefa aos alunos através do método expositivo-dialógico, e foi lido o regulamento em conjunto.
Depois de um diálogo entre os alunos, orientados pelos dois professores presentes na sala de aula, a turma revelou ter conhecimentos sobre ecologia, de acordo com a sua idade, dos quais se destacaram os seguintes:
- Painéis solares para geração de eletricidade e para aquecer águas, para poupança de energia;
- Horta com animais: horta fertilizada com composto elaborado a partir de resíduos domésticos e galinhas alimentadas com restos de alimentos (cascas) para produzirem ovos.
- Tanques e outros reservatórios de água para captação de água das chuvas para rega da horta;
- Árvores no quintal, de folha caduca, que façam sombra no verão e deixem aquecer a casa com o calor do sol, no inverno.
O princípio comum a todos os desenhos, decidido pelos alunos, foi o de esconder o Ecolápis no desenho para que tivesse que ser descoberto, à semelhança dos livros da coleção “Onde está o Wally?”
Os alunos elegeram os três trabalhos favoritos, que foram enviados pelos professores a concurso.
Professores: António Caeiro/Nuno Valente

Cada aluno ficou encarregado de elaborar um desenho em suporte de papel A3. Para a cor, foram utilizados os cotos de lápis de cera acumulados pelos professores durante os anos letivos anteriores (de forma a poupar recursos), guardados em recipientes aproveitados a partir de embalagens usadas de gelado. Além disso, cada aluno recorreu, caso tenha sido a sua intenção, a outros materiais que tivessem consigo desde o início do ano letivo.