ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1/PE de Ribeiro de Alforra (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Memória Descritiva:
O desafio “Ecolápis”, foi divulgado a todos os alunos do primeiro ciclo, sendo estes informados sobre o tema e regulamento do mesmo. A turma que mostrou mais interesse em participar neste desafio foi o terceiro ano A, pelo que foram este que realizaram os trabalhos.
A turma começou por pesquisar sobre materiais ecológicos para construir uma casa e de preferência que existissem no seu país. Constataram que ainda existiam algumas casas na ilha da Madeira com telhado em forma de colmo feito de palha de trigo, centeio ou milho. Também encontraram algumas feitas com troncos de árvores e verificaram que as primeiras construções/casas da ilha foram edificadas com estes materiais. Com estas pesquisas adquiriram uma diversidade de ideias para a elaboração dos seus desenhos.
Posteriormente realizaram diversos desenhos com lápis de carvão, representando algumas casas com os materiais selecionados e seguidamente procederam a pintura dos mesmos com lápis de cor.
Concluídos os desenhos procedeu-se a seleção dos três mais significativos para representar algumas casas típicas da ilha e que pudessem servir de abrigo para o Ecolápis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Este trabalho é uma representar as casas típicas de Santana. O telhado em forma de colmo feito com palha de centeio ou trigo, assim como as paredes da casa, mas deu-lhe um toque original, pois criou uma claraboia que permite a entrada de luz ou a ventilação da habitação. Foi escolhido este tipo de material para cobertura do telhado para poder ser reaproveitado após a apanha destes alimentos e por ajudarem a proteger a habitação do frio e do calor. Também foi criado no telhado um sistema de reaproveitamento da água da chuva, a qual poderá ser reutilizada no regadio das hortas. As paredes da casa foram construídas com tijolos ecológicos coloridos feitos de resíduos plásticos encontrados na natureza e cobertos com argila. Estes materiais são reutilizados e de fácil aquisição. Para as varandas da casa foram utilizados paus de urze que são resistes.