ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 1/PE de Ribeiro de Alforra (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O desafio “Ecolápis”, foi divulgado a todos os alunos do primeiro ciclo, sendo estes informados sobre o tema e regulamento do mesmo. A turma que mostrou mais interesse em participar neste desafio foi o terceiro ano A, pelo que foram este que realizaram os trabalhos.
A turma começou por pesquisar sobre materiais ecológicos para construir uma casa e de preferência que existissem no seu país. Constataram que ainda existiam algumas casas na ilha da Madeira com telhado em forma de colmo feito de palha de trigo, centeio ou milho. Também encontraram algumas feitas com troncos de árvores e verificaram que as primeiras construções/casas da ilha foram edificadas com estes materiais. Com estas pesquisas adquiriram uma diversidade de ideias para a elaboração dos seus desenhos.
Posteriormente realizaram diversos desenhos com lápis de carvão, representando algumas casas com os materiais selecionados e seguidamente procederam a pintura dos mesmos com lápis de cor.
Concluídos os desenhos procedeu-se a seleção dos três mais significativos para representar algumas casas típicas da ilha e que pudessem servir de abrigo para o Ecolápis.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
Neste trabalho foram escolhidos troncos de madeira para construir as paredes da casa, por ser um elemento natural abundante na ilha da Madeira, ser ecológico e fácil de manusear para este tipo de construção. Também foram usadas canas de bambu para suporte da casa e das escadas, pois este material é muito resistente e fácil de adquirir no país. A cobertura do telhado foi feita com relva ou heras, o que permite a captação de água das chuvas que podem ser armazenadas em poços, para posterior utilização na agricultura. Este tipo de telhado possibilita ainda proteção contra o frio e o calor, e a insonorização da habitação.