ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Número e envolvimento dos alunos:
Na elaboração da casa do Ecolápis estiveram envolvidos 7 alunos da turma do 2ºA da EB Vilarinho do Bairro/ Agrupamento de escolas de Anadia. No entanto, o trabalho escolhido pela turma, foi elaborado pela aluna Elizete Canga.
Como foi feito o desafio:
Todos os alunos pesquisaram sobre o trabalho proposto, visualizando o vídeo de apresentação do desafio e depois “partiram” à criatividade.
Características físicas escolhidas e motivo da escolha:
Após a visualização do vídeo de apresentação do desafio, os alunos desenharam a casa dos seus sonhos construída sobre a estrutura natural de uma árvore, sendo sustentada pelos ramos e tronco da mesma.
Como foi elaborada/ criada a casa do Ecolápis:
Após a proposta do trabalho a realizar, foram distribuídas folhas de papel A4, para fazerem o primeiro esboço. Os alunos começaram a refletir e criaram a casa para a personagem Ecolápis, tendo em conta o que viram e dialogámos. Depois do esboço fizeram o projeto final numa folha A3. Para pintarem utilizaram lápis de cor e marcadores. Aplicaram ainda alguns elementos naturais.
Depois de finalizado o desenho, a professora sugeriu que todos partilhassem o seu trabalho final, para que se pudesse fazer a votação/ escolha do trabalho a representar a turma.
Após a visualização dos mesmos, os alunos selecionaram o trabalho da colega Elizete Canga.
Todo este trabalho foi elaborado em contexto sala de aula.

A casa do Eco-lápis fica no ramo esquerdo da árvore do meu quintal.
Ele consegue subir pelas escadas de acesso.
Ao lado tem um baloiço para ele descansar e observar a beleza da Natureza.
A casa é bastante confortável e fresquinha devido à sombra da bela folhagem da árvore.
Os elementos naturais escolhidos (folhas/ ramos/ canas) dão-lhe um carácter sustentável. (Turma A)