ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Trabalho realizado pela aluna Sofiya Markiv do 7ºA do CRDL.
O trabalho contempla as etapas:
- Participação no workshop sobre o desenvolvimento sustentável dos ecossistemas terrestres, concretamente no que diz respeito à preservação das espécies nativas dinamizado pela bióloga da Associação Pato, A Dra. Sara Moreira para as turams de 7º e 8º anos.
- Investigação sobre as espécies nativas das florestas portuguesas.
- Pesquisa sobre o projeto de desenvolvimento sustentável da Faber-Castell e sobre o ciclo de vida do Ecolápis.
- Definição dos objetivos pretendidos com cada ilustração “A casa do Ecolápis”, como por exemplo a sensibilização da comunidade para a importância da utilização sustentável dos ecossistemas florestais.
- Planeamento de cada ilustração, concretamente com a escolha dos elementos principais a desenhar para a concretização dos objetivos pretendidos.
- Realização do traçado de cada trabalho a lápis de grafite em folhas A3.
- Execução da pintura do trabalho a lápis de cor.
- Realização das memórias descritivas do trabalho.
- Seleção do melhor trabalho para submissão a concurso Eco-Escolas “A casa do Ecolápis” da Faber-Castell.
- Dinamização de sessões interpretativas e explicativas interturmas dos desenhos.
- Exposição dos trabalhos realizados.

Sendo a árvore a mãe dos lápis de cor, e estes uma ferramenta tão importante no desenvolvimento da criatividade, um dos elementos principais são os lápis coloridos, sendo o principal o Ecolápis, que traz consigo plantas para reflorestar, garantido assim a sustentabilidade dos ecossistemas e simultaneamente a matéria prima para a criação destas ferramentas tão importantes para o desenvolvimento de competências comunicacionais, artísticas, criativas e de espírito crítico.
Nas espécies ilustradas deu-se destaque a uma ave nativa pouco valorizada, o corvo-comum (Corvus corax) e um mamífero nativo em perigo de extinção, o coelho bravo (Oryctolagus cuniculus).
A Ecocasa, ilustrada de modo mais abstrato, pretende representar várias árvores nativas como castanheiro (Castanea sativa) e o carvalho-negral (Quercus pyrenaica).
A Ecocasa tem inclusivamente um abrigo arquitetonicamente acolhedor para o ser humano, demonstrando a possibilidade de vivermos em equilíbrio com a Natureza, sendo a lanterna símbolo da luz da esperança dessa vivência harmoniosa.