ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Colégio Dinis de Melo (Leiria)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Foi feita inicialmente a sensibilização aos alunos sobre o tema a trabalhar, começando pela apresentação dos materiais ”Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis “ (Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis, disponibilizado pela Faber-Castell). Seguidamente fez-se o visionamento e análise do vídeo “Faber-Castell - Escute o som da nossa pegada de carbono neutra...” e foi apresentado o regulamento do desafio “ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24”.
A Leonor criou com muito empenho uma ilustração em que a Ecocasa onde habita o Ecolápis é vista por dentro, como se fosse um desenho técnico de arquitetura. A Ecocasa é dividida ao meio por umas escadas que vão subindo ao longo do tronco da árvore.
Os materiais de pintura utilizados foram os lápis de cor, canetas de feltro e marcadores.

A Ecocasa é construída com peças de madeira reaproveitadas e a reutilização de alguns elementos de metal e cerâmica. Assim, o Ecolápis contribuiu para a sustentabilidade do meio envolvente, dando um novo uso a materiais em fim de vida ou que já não tinham utilidade.