ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EBI de São Bruno (Oeiras)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Para a realização do projeto “Casa do Ecolápis”, fizemos uma sessão de brainstornig em que os alunos partilharam ideias e sugestões sobre os elementos naturais que gostariam de ver na sua casa do Ecolápis. Em seguida, realizámos um passeio pelo recreio da escola para escolhermos a árvore a utilizar para o projeto. Foi escolhido o jacarandá pela sua beleza e também pelo seu formato.
Seguiu-se o desenho do jacarandá à vista. Ao ar livre, cada aluno desenhou o jacarandá. A seguir, desenharam a sua casa do Ecolápis, tendo em conta o que aprenderam no Workshop Online | Oficina de Ilustração “Ecocasa – A casa do Ecolápis”.
No final, os trabalhos realizados foram expostos para a comunidade educativa votar. Os três primeiros foram submetidos ao concurso.
Materiais de Pintura Utilizados: canetas de feltro e lápis de cor.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha: foram usados madeira e bambu. Também foi usada tinta natural amarela e azul. Para colar os elementos, foi usada resina. O telhado é feito de madeira. O bambu sustenta a árvore n jacarandá.
A escolha desses elementos teve em conta a preocupação com a Natureza, uma vez que tentou utilizar o máximo de materiais ecológicos. A madeira utilizada provém de florestas sustentáveis, em que as árvores cortadas são substituídas por árvores plantadas.