ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica Padre Vítor Melícias (Torres Vedras)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

No âmbito da participação no concurso ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Desafio Faber-Castell 2023-24 os alunos do 8.º ano da Escola Básica Padre Vítor Melícias foram convidados a criar a casa na árvore onde habita a personagem “Ecolápis”.
Os alunos começaram por esboçar um conjunto de ideias diferentes explorando o seu potencial criativo. Depois de decidido o projeto final, os alunos procederam à sua representação através da construção de uma isometria simples a partir da qual desenvolveram os pormenores, texturas e cores do seu desenho.
Devido ao bom envolvimento e desempenho dos alunos no projeto, foi dada liberdade de escolha dos materiais de pintura do trabalho. Tendo dois dos trabalhos sido realizados com materiais riscadores e um com uma técnica mista de aguarelas e caneta preta onde foram exploradas as potencialidades expressivas dos materiais.
Foi ainda solicitado aos alunos que limitassem as suas escolhas a apenas duas ou três cores e às suas variações tonais.
Assim, a Escola Básica Padre Vítor Melícias apresenta três trabalhos que exploraram a criatividade e potencialidades técnicas de cada um dos alunos.

Em todos os trabalhos a casa na árvore é de madeira, um material sustentável e sem impacto negativo no ecossistema onde o Ecolápis habita."