ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

Os alunos do 3.º Ano do 2.ºJardim-Escola João de Deus de Coimbra imaginaram uma casa para um ecolápis. Depois de ser apresentado o regulamento do concurso e de observados alguns exemplos, foi a vez de os alunos colocarem mãos à obra e imaginarem como seria a casa de um lápis. Motivados na tarefa, também devido aos prémios que podiam receber, os alunos realizaram o seu trabalho com recurso a materiais como canetas de feltro, lápis de cor, lápis de cera, entre outros.

Imagino que a casa do ecolápis é construída dentro do tronco de uma árvore. À volta do mesmo, há uma varanda de madeira para o lápis poder ver a vista das montanhas. Dentro do tronco, há uma zona de lazer, onde o lápis pode ler ou desenhar com os materiais Faber Castell.
Para chegar à sua casa, o ecolápis tem de subir umas escadas feitas de madeira que foram pintadas com corantes provenientes da natureza.
Para mim, o ecolápis vive perto de um riacho e de uma serra e, durante o dia, ouve o chilrear dos pássaros.