ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola EB 2,3 da Torre (Câmara de Lobos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A professora de Ciências Naturais lançou o desafio aos alunos da turma. Esse desafio prendeu logo a atenção do aluno, pois era interessante e, claro, desafiador. O aluno visionou vídeos e visualizou imagens disponibilizadas pelo programa Eco-Escolas para tentar perceber um pouco melhor como participar. Foi com os seus pais visitar as lindas levadas que abundam pela ilha da Madeira, onde pôde observar as várias espécies de árvores e respetivas características. Em casa fez pesquisas de forma a poder verificar como fazer a construção de uma casa na árvore, assim como, também recorreu aos seus conhecimentos de escuteiro. Após pesquisas e análise, o aluno executou o seu trabalho utilizando lápis de cor tentando aplicar algumas técnicas de pintura exploradas na aula de Educação Visual.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa do Eco-lápis foi construída de uma forma harmoniosa na árvore, e sustentável, tentando respeitar a paisagem que a rodeava. Os materiais utilizados foram folhas, flores, ramos, entre outros, de maneira a refletir a consciência de que devemos nos preocupar e preservar o meio ambiente. As cores utilizadas, através do brilho e das sombras, pretendem transmitir um ambiente acolhedor onde todos nós gostaríamos de habitar, longe da agitação citadina.