ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O projeto "A Casa do Ecolápis" foi desenvolvido pelos alunos do 1º ciclo como parte do programa Eco-Escolas. O objetivo era construir uma casa na árvore sustentável para o Ecolápis, refletindo sobre os impactos ambientais associados ao consumo, utilização e desperdício de produtos. O projeto visava estimular a criatividade, o pensamento racional e a funcionalidade do design.
Para o desenho da casa do Ecolápis, utilizamos:
- Lápis de cor.
- Marcadores à base de água.
Os alunos foram incentivados a refletir sobre cada etapa do processo, discutindo os benefícios e desafios de construir de forma sustentável.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
A casa possui um sistema de coleta e armazenamento de água da chuva.
A reserva de água natural é essencial para promover a sustentabilidade, permitindo o uso de água de forma eficiente e reduzindo o consumo de recursos hídricos.
A casa é envolvida pela densa folhagem da árvore onde está construída.
A folhagem proporciona um ambiente harmonioso e integrado com a natureza.
A casa inclui um baloiço feito com galhos e cordas naturais.
Os divertimentos feitos com materiais naturais, como o baloiço, incentivam o uso de recursos locais e recicláveis, proporcionando diversão sustentável e promovendo a conexão com a natureza.