ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

O Gabriel, aluno do 8º ano imaginou e concretizou a casa do ecolápis após o desafio apresentado à turma, em sala de aula, pelas professoras de Ciências Naturais e de Educação Visual. A abordagem a este desafio iniciou-se com a visualização da oficina de ilustração “EcoCasa- a casa do Ecolápis” e do vídeo do desafio. Após esta apresentação, foi promovida uma reflexão sobre as alterações climáticas, a importância da preservação dos ecossistemas, a problemática dos lixos e resíduos, o impacto e a responsabilidade nas atitudes de cada um no ambiente. Seguiu-se um trabalho de pesquisa individual e de observação e identificação de algumas das espécies de arvores autóctones existentes no jardim da escola e/ou no meio em que os alunos residem, o qual lhes forneceu inspiração para a criação das ilustrações. Estas expressam bem a sensibilidade dos alunos com a natureza e com as questões ambientais e de sustentabilidade.
Esta atividade permitiu, além de desenvolver conhecimentos no âmbito da educação ambiental, promover a criatividade, a capacidade de observação, a articulação de conceitos que expressaram nos seus trabalhos e, ainda, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.
Para a realização deste trabalho foi explorada a técnica de pintura a lápis de cor juntamente com caneta preta.

O Ecolápis decidiu ir viver numa casa da árvore sustentável e para a construir usou materiais naturais e sustentáveis como a madeira e pedras. O Ecolápis vive num ambiente sem interação humana, ou seja, completamente natural.