ECOCASA – A CASA DO ECOLÁPIS | Trabalhos 2023-24

Escola Básica 2/3 de Dairas - Vale de Cambra (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da Ilustração:

A Diana, aluna do 8º ano imaginou e concretizou a casa do ecolápis após o desafio apresentado à turma, em sala de aula, pelas professoras de Ciências Naturais e de Educação Visual. A abordagem a este desafio iniciou-se com a visualização da oficina de ilustração “EcoCasa- a casa do Ecolápis” e do vídeo do desafio. Após esta apresentação, foi promovida uma reflexão sobre as alterações climáticas, a importância da preservação dos ecossistemas, a problemática dos lixos e resíduos, o impacto e a responsabilidade nas atitudes de cada um no ambiente. Seguiu-se um trabalho de pesquisa individual e de observação e identificação de algumas das espécies de arvores autóctones existentes no jardim da escola e/ou no meio em que os alunos residem, o qual lhes forneceu inspiração para a criação das ilustrações. Estas expressam bem a sensibilidade dos alunos com a natureza e com as questões ambientais e de sustentabilidade.
Esta atividade permitiu, além de desenvolver conhecimentos no âmbito da educação ambiental, promover a criatividade, a capacidade de observação, a articulação de conceitos que expressaram nos seus trabalhos e, ainda, a aplicação de técnicas e materiais de desenho e pintura.
A Diana usou, para a pintura do desenho uma técnica mista onde explorou aguarelas, lápis de cor, tinta acrílica e caneta preta.

Breve descrição dos elementos naturais escolhidos para a casa do Ecolápis e o porquê a sua escolha:
"Para desenvolver este trabalho comecei por desenhar um penhasco com uma árvore em cima. No fundo, criei uma cascata, um slide e pintei o céu azul.
Escolhi fazer uma árvore grande (tanto o tronco como a copa) onde se veem duas casas e uma janela triangular. As duas casas, assim como o caixilho da janela triangular, são feitos de madeira de árvores caídas ou partidas pela natureza. Nas varandas acontece a mesma coisa, mas com outros tipos de madeira (de outras árvores). As janelas são feitas de vidro 100% reciclado e alguns ramos. Para segurar estas estruturas utilizei cordas feitas de lianas e plantas mais resistentes. Por dentro da casa há uma ‘escada’ que serve de ligação entre os três edifícios. Estas escadas não se veem, mas apenas os ramos da árvore. No tronco estão sete degraus feitos das sobras da madeira das casas.
No penhasco encontram-se várias pedras que dão ligação à árvore. Tanto as pedras como os degraus do tronco estão pintados com tintas naturais e biodegradáveis.
No cimo da cascata está a estrutura que liga o slide à árvore, também feita de madeira e cordas. Já a parte deslizante é feita de lianas entrançadas e um ramo forte sustenta o Ecolápis durante a descida por cima da cascata."