RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos (Barcelos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito do Projeto Eco-Escolas a ETG propôs o desafio Return Box aos alunos do Curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica.
A criação de cartazes é uma das competências exploradas durante os três anos do curso e esta foi mais uma oportunidade para desenvolver conhecimentos e técnicas, e, ao mesmo tempo, sensibilizar a comunidade escolar para as questões relacionadas com o ambiente e a sustentabilidade.
A proposta foi feita aos alunos do segundo ano do curso e o slogan escolhido foi “Marcadores verdes de todas as cores”. Foi também incluída uma breve mensagem que explica o objetivo desta “caixa mágica” e incentiva a reciclagem dos marcadores usados. Tal como era pedido, o cartaz informa a comunidade escolar da existência da caixa e do local onde esta se encontra.
Antes de realização do cartaz, o professor orientador abordou a temática envolvida, destacando a importância da sustentabilidade, a redução do desperdício e a preservação da natureza.
Esta reflexão foi essencial para preparar o criação do cartaz, desde a invenção do slogan até aos elementos desenhados, passando pelas cores e símbolos utilizados.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Cartaz Return Box