RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Águeda ( 2 trabalhos )



Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)

A atividade iniciou no momento em que se escolheu o desafio, construindo uma pequena pagela (no canva), que foi divulgada junto da comunidade, na junta de freguesa e na página do Facebook, onde se fazia a referência à recolha de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Patronato de Nossa Senhora das Dores (Águeda)

Trabalho desenvolvido pela T4 (Turma do 4º ano). Apresentação do trabalho. Partilha de ideias para o cartaz. Elaboração do cartaz. Divulgação nas redes sociais e do cartaz com a Return Box no piso do CATL 1º ciclo. Recolha de marcadores […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcobaça ( 1 trabalho )



Centro Social Paroquial do Bárrio (Alcobaça)

Antes da realizaçao deste trabalho houve um diálogo entre a Educadora e os meninos da sala dos 5 anos sobre a utilização dos marcadores o seu desgaste e o local próprio para os colocar para não haver desperíicio.Todo o grupo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 1 trabalho )



Escola EB de Alenquer (Alenquer)

A turma do 1.º AB participou no Desafio “Return Box” porque considera importante proteger o Planeta através da reutilização e reciclagem de canetas e marcadores. Sensibilização: O desafio Edding foi apresentado à turma, através do vídeo de apresentação do desafio, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aljustrel ( 1 trabalho )



Escola Básica de Aljustrel (Aljustrel)

O projeto foi apresentado às turmas através do vídeo de divulgação da página Eco-Escolas. Decidiu-se que o melhor local para colocar a Return Box era a Biblioteca do Centro Escolar, mas considerou-se que seria mais prático haver um recipiente de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almada ( 1 trabalho )



Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

A Return Box foi apresentada em Grande grupo na Sala Bordallo Pinheiro. A Educadora abriu a caixa, vimos tudo o que a mesma continha e quais as funcionalidades. Foram colocadas várias questões pelas crianças e até investigadas todas as canetas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alter do Chão ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Alter do Chão (Alter do Chão)

Os alunos do 4º ano de escolaridade utilizaram a IA para desenvolver uma imagem que agregasse a floresta, reciclagem e os marcadores que utilizaram posteriormente como fundo do cartaz desenvolvido para identificar o local onde se encontra a return box, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 3 trabalhos )



Escola EB1/JI da Mina (Amadora)

Trabalharam-se as rimas com os alunos do 1º ano, que tivessem a ver com o meio ambiente e com a Return Box. Depois de escolhida a rima, os alunos do 1º ano escreveram em computador as palavras, que foram impressas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Alfragide (Amadora)

O desafio foi proposto à escola, e a turma do 1.º A propôs-se a realizá-lo. Inicialmente, a turma visualizou os vídeos propostos na página da ABAE. Os alunos compreenderam a importância da reciclagem destes resíduos e no valor que a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de infância Cerrado da Bica (Amadora)

Ao longo do ano letivo, as crianças do JI Cerrado da Bica, em contexto de sala, começaram a aperceber-se de que as canetas deixavam de pintar. Como tal, questionaram diversas vezes a seguinte frase “o que vamos fazer com estas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Arcos (Anadia)

À turma do 3º C, do Centro Escolar de Arcos, do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi atribuída a tarefa de dar resposta ao projeto Return Box – Desafio Edding 23/24. Primeiramente, os alunos assistiram a dois vídeos, um de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 3 trabalhos )



Escola EB 1/JI de S. Martinho da Cortiça (Arganil)

Os professores coordenadores que participaram no seminário Eco-Escolas em Arganil foram esclarecidos sobre a finalidade deste projeto. Na escola foi apresentado aos alunos este novo desafio, ao qual os alunos mostraram grande entusiasmo pois começaram a dizer que tinham muitas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

A EB1 de Arganil é uma escola equipada com quadros brancos em todas as salas. Tem sido uma crescente preocupação em saber onde e como colocar as canetas depois de gastas. Como as canetas não são consideradas embalagens não devem […]

Ver a página do trabalho aqui.




JI/EB1 de Pombeiro da Beira (Arganil)

Para divulgar o projeto Return Box na nossa escola, em primeiro fizemos uma breve apresentação na sala de aula para dar a conhecer o projeto. Posteriormente fizemos um cartaz colorido alusivo ao tema, com uma frase muito apelativa para consciencializar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 3 trabalhos )



Casa Vera Cruz (Aveiro)

Este cartaz foi elaborado com um grupo de crianças de 5 anos do pré-escolar da Casa Vera Cruz. Em grande grupo, foi discutido com as crianças se estas tinham alguma ideia do que acontecia às nossas canetas quando estas deixavam […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB da Alumieira (Aveiro)

Dentro da nossa sala fazemos diariamente reciclagem, mas as canetas do quadro branco não tinham uma solução obvia, por isso criámos o nosso próprio depósito! Quando este projeto surgiu foi proposto na reunião quinzenal, o Conselho de Cooperação Educativo. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Instituição Florinhas do Vouga (Aveiro)

O desafio “RETURN BOX” iniciou com a apresentação do vídeo sobre a sustentabilidade na Edding e o vídeo de apresentação do desafio na página da EBAE. A visualização do vídeo originou algumas questões e curiosidades: “Podemos guardar as canetas todas?”, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 2 trabalhos )



Escola EB1 Nº 6 do Barreiro (Barreiro)

A “caixa” foi apresentada aos alunos da turma do 2º ano A no início do 2º período numa das aulas de DAC, em seguida os alunos fizeram uma pesquisa sobre os materiais utilizados para fabricar os seus marcadores e canetas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Nº 8 do Barreiro (Barreiro)

Este trabalho foi desenvolvido pela turma do 4ºB. Inicialmente foi realizada uma divulgação nas redes sociais sobre o Desafio. Seguidamente os alunos viram o vídeo sobre a sustentabilidade na Edding e sobre a Return box. Estes vídeos também foram partilhados […]

Ver a página do trabalho aqui.

Benavente ( 2 trabalhos )



Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

O desafio foi proposto na turma do 3º ano. Na sala de aula, os alunos pesquisaram nos tabletes sobre o tema e em pequenos grupos, distribuiram as tarefas. Um grupo fez o slogan, outros o projeto do cartaz. Posteriormente, os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 das Acácias (Benavente)

O trabalho foi realizado pelos alunos do 3º e do 4º ano no espaço do Clube Eco Escolas . Inicialmente foi feito um trabalho de pesquisa sobre o local onde deviam ser colocados os marcadores, as canetas e as esferográficas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )



Infancoop CRL (Caldas da Rainha)

A Return Box inicou-se com a partilha da caixa e cartaz disponibilizado pelo Eco-Escolas na entrada da escola. Posteriormente e seguindo o trabalho iniciado no ano passado de recolha de canetas e colas através de um canetão em cada sala, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 2 trabalhos )



Escola Básica Raul Lino (Cascais)

O trabalho teve várias fases de elaboração, inicialmente os alunos reuniram e decidiram criar um boneco que "engolisse" marcadores. Foi sendo construído peça a peça e foram pintadas as respetivas partes. Depois de montado foi colocado junto ao painel do […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola/JI Fernando Teixeira Lopes (Cascais)

O projeto foi apresentado aos alunos do 3º e 4º ano e enquadrado nos desafios dos Jogos Olímpicos da Escola. Com o apoio da informação digital disponível, o tema foi debatido, nomeadamente, a importância da recolha e o impacto que […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo Branco ( 1 trabalho )



Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)

Este projeto teve como objetivo a elaboração de um cartaz para informar, motivar e identificar o local onde se encontra a Return Box, tendo o mesmo ficado afixado na reprografia da escola. Todos os elementos da escola foram informados da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 6 trabalhos )



Centro Escolar de Solum Sul (Coimbra)

A nossa turma, o 4.° B do Centro Escolar da Solum Sul, em Coimbra, foi orientada pela professora Liliana Paiva. Com este projeto descobrimos que várias crianças foram e são incentivadas a reutilizar marcadores e outros materiais de escrita, exceto […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Paroquial de Bem Estar Social de Almalaguês (Coimbra)

Assim que recebemos a embalagem Return Box, mostrei às crianças, que ficaram logo curiosas para saber do que se tratava. Informei-os de que aquela caixa servia para colocar as canetas usadas, ao que me perguntaram porque é que não podíamos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Bissaya Barreto (Coimbra)

O cartaz foi elaborado em grupo. Os alunos utilizaram uma técnica mista, recorrendo ao recorte, colagem e pintura. Foi efetuada uma exploração prévia com onde os alunos tiveram a oportunidade de visualizar alguns vídeos. Existiram momentos de partilha e reflexão […]

Ver a página do trabalho aqui.




EB 1 Olivais (Coimbra)

O cartaz foi elaborado com recurso à utilização da plataforma digital Canva. Primeiramente foi realizado um esboço do mesmo no quadro e foi criado também em jeito de poema, um pequeno texto coletivo de sensibilização para a utilização da caixa. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Sargento Mor (Coimbra)

O projeto foi apresentado aos alunos com o visionamento do filme de apresentação da página. De seguida foi realizada a montagem da caixa que entretanto chegou à escola. Foi divulgada informação aos pais e comunidade que teríamos a caixa na […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Montes Claros (Coimbra)

Iniciamos a atividade logo que escolhemos o desfio e nos inscrevemos na Plataforma do Projeto Eco-escolas. Deu-se conhecimento a toda a comunidade Escolar com a colocação do cartaz enviado e respetiva caixa. Posteriormente, no primeiro Conselho Eco-escolas, no segundo período, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Covilhã ( 1 trabalho )



Escola EB/JI A Lã e a Neve (Covilhã)

Foi apresentado o projeto “Return Box” aos alunos e foi lançado o desafio de fazerem o cartaz para chamarem a atenção dos colegas para a importância de reciclar os marcadores usados. Assim, como a escola já participa em várias campanhas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 1 trabalho )



Escola Básica Zona Verde (Entroncamento)

A divulgação da Return Box foi feita a cada sala de Jardim de Infância e a cada turma individualmente na biblioteca da escola com o visionamento dos vídeos disponibilizados nesta plataforma, debate e com um puzzle alusivo à Política dos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 1 trabalho )



Escola Básica de Guetim (Espinho)

Para a construção do cartaz e da própria "Return Box" da escola de Guetim, os alunos do 4º ano aproveitaram materiais que tinham na sala de aula, tais como: uma caixa de cartão, papel, papel crepe, cola, ... Foram observadas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Os alunos do 1º ciclo da Escola Básica Professor Doutor Egas Moniz desenvolveram um cartaz alusivo à atividade RETUR BOX, integrando o projeto Eco-Escolas. A elaboração do cartaz foi um processo colaborativo que envolveu várias etapas. Inicialmente, os alunos realizaram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 6 trabalhos )



Creche e Pré-Escolar Coopberço (Évora)

Conversa em grande grupo sobre o tema e em seguida um pequeno grupo mostrou interesse em investigar o que era a return box e para que servia. Recorremos à internet para pesquisar, combinámos como iríamos fazer o poster e onde […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do Bairro da Câmara (Évora)

Todas as turmas participaram no projeto, foi colocada a caixa de recolha e o respetivo cartaz, foram elaborados em desenho e o elaborados digitalmente onde foi passado o que estava no desenho e foi votado o que se ia colocar […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB da Avenida Heróis do Ultramar (Évora)

Os alunos do 1.º ano da Escola Básica da Avenida Heróis do Ultramar aceitaram o desafio que a Edding Portugal lançou, em parceria com a ABAAE e o Programa Eco-Escolas, relativamente à elaboração de um cartaz para divulgação no estabelecimento […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de S. Mamede (Évora)

O trabalho foi realizado pelos Eco delegados com apoio de uma professora que pertence ao grupo Eco-Escolas. Os alunos consideraram que no cartaz deviam constar os objetivos do desafio e entre eles escolheram o slogan: Se o Mundo queres ajudar, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 do Rossio de S. Brás (Évora)

Este trabalho foi proposto à turma do 2ºB, constituída por 24 alunos. A metodologia utilizada consistiu na abordagem e sensibilização aos alunos sobre a vantagem e a necessidade de reciclarmos os marcadores, com vista à sustentabilidade do nosso planeta. Para […]

Ver a página do trabalho aqui.




Obra de Promoção Social da Sagrada Família - Casa do Sagrado Coração de Jesus (Évora)

A educadora de sala e as crianças investigaram na internet informações sobre os marcadores edding onde verificaram que a gestão de resíduos é vista como uma questão de proteção ambiental na edding, fazendo parte da sua cadeia de valor. Verificaram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Fafe ( 9 trabalhos )



Escola EB de Arões S. Romão (Fafe)

A return box foi apresentada em todas as turmas da escola, divulgada por cada professor. Foi colocada no anfiteatro da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Cepães (Fafe)

O desafio Edding - Return Box foi apresentado à turma numa aula de Estudo do Meio onde foram visualizados os vídeos de apresentação disponibilizados pela plataforma Eco Escolas. Posteriormente os alunos fizeram uma pesquisa sobre a Edding. O passo seguinte […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Fareja (Fafe)

A realização deste desafio iniciou-se com a visualização dos vídeos propostos. As 3 turmas da escola concordaram que o desafio era uma mais-valia, uma vez que ainda não efetuávamos a recolha seletiva deste tipo de materiais que, no entanto, são […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Medelo (Fafe)

Este desafio destinou-se à elaboração de um cartaz sobre a “Return Box” caixa para a recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável. Os alunos responsáveis pelo desafio foram os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Monte (Fafe)

Os alunos assistiram aos vídeos partilhados na plataforma eco escolas a sensibilizar para a reciclagem de marcadores e fizeram uma pesquisa sobre a Edding, parceira neste desafio. Os alunos, em grande grupo foram convidados a criar frases / slogans e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Paços (Fafe)

Após a visualização de vários vídeos sobre o tema, os alunos bem como toda a comunidade Educativa de Paços foram incentivados a juntar e trazer para a escola marcadores/esferográficas gastos para se aperceberem da quantidade de material que não sendo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Regadas (Fafe)

O desafio proposto pela Return Box foi lançado pela coordenadora do projeto Eco Escolas a todas as professoras e educadoras, bem como aos alunos. Estes ficaram muito contentes e concordaram em dinamizar a atividade. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Serafão (Fafe)

O desafio "Return Box" foi desenvolvido pela turma SR2-4 em articulação com a mentora das AEC's. Depois de assistirem aos vídeos motivacionais, os alunos elaboraram desenhos e slogans, pintaram, recortaram e construíram o cartaz. Apresentaram-no às restantes turmas, trocaram opiniões […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Montelongo (Fafe)

Os alunos da turma ML4A desenvolveram o tema da construção de um cartaz, na área de Português. Na área de estudo do Meio pesquisaram sobre a poluição e as consequências no planeta Terra. Em Apoio ao Estudo pesquisaram imagens e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 6 trabalhos )



Escola Básica de Outeiro - Rande (Felgueiras)

As crianças foram sensibilizadas para este Projeto e alertadas para a importância desta reutilização. É de salientar que se tem notado um grande envolvimento por parte de todas. Deram conhecimento da mensagem da campanha a toda a Comunidade Escolar, bem […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela (Felgueiras)

Memória descritiva do projeto: Escola Básica de Pombeiro de Ribavizela - Agrupamento de Escolas Dr. º Machado de Matos Felgueiras Ano letivo 2023/2024 PROGRAMA ECO-ESCOLAS ATIVIDADE: “Return Box” Escalão: Escalão 1 – Jardins de infância e Escolas do 1º ciclo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Santão (Felgueiras)

A return box depois de ter chegado à escola, circulou por todas as turmas. As professoras deram a conhecer a sua finalidade e, em conjunto, decidiram o local onde ficaria colocada. Foi proposta a recolha de marcadores e canetas que […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Caramos (Felgueiras)

Foi feita uma apresentação à comunidade escolar sobre a importância da recolha de marcadores e instrumentos de escrita para serem reciclados. Os alunos foram incentivados a recolher junto das suas famílias os materiais de escrita e a depositarem os mesmos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Boavista - Sernande (Felgueiras)

O trabalho consta da ilustração de vários marcadores "smiles", dançando e cantando "yupi box", (adaptação da música infantil "iupi ai, ai, ai... iupi ai" e saltitando alegremente a caminho da Return Box. A base do trabalho que serviu de motivação […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Estrada - Varziela (Felgueiras)

Memória descritiva cartaz RETURN BOX O cartaz informativo "Return Box" é projetado para promover a conscientização sobre a importância da devolução adequada de embalagens e materiais recicláveis. Este cartaz está destinado a ser colocado próximo da caixa de recicláveis, incentivando, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ferreira do Zêzere ( 1 trabalho )



Centro Escolar Luís Ribeiro Pereira (Ferreira do Zêzere)

O desafio “RETURN BOX” é o primeiro desafio da edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas e pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” – caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 2 trabalhos )



Escola EB 1 de Viso (Figueira da Foz)

Este trabalho foi realizado pelos alunos da Turma do 3º Ano, da EB Viso. Para realização deste trabalho, os alunos e a professora, foram pesquisar, na Internet, o que poderá ser feito com as canetas e marcadores que já não […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Gala (Figueira da Foz)

Esta atividade teve a participação de toda a escola. Os alunos do 4ºano depois de uma investigação com ajuda da internet, elaboraram cartazes e foram divulgar, por todas as salas o objetivo desta atividade e fomentaram a participação de todos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 5 trabalhos )



Escola Básica da Venda Nova (Gondomar)

O Desafio Edding 2023-24-RETURN BOX foi divulgado e proposto, à nossa comunidade educativa, pela equipa de Coordenação da Eco-Escola. O programa Eco-Escolas já faz parte da rotina diária da nossa escola, assim, este desafio foi abraçado pelos nossos alunos com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Arroteia (Gondomar)

Memória descritiva: A turma consultou a página do Programa Eco-Escolas e escolheu o desafio. Na apresentação do mesmo, os alunos visualizaram os vídeos: apresentação do desafio e sustentabilidade na Edding. Seguiu-se a ligação aos currículos – Estudo do Meio (Natureza), […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 S. Caetano Nº 1 (Gondomar)

O nosso trabalho foi feito com as ideias que foram surgindo . Depois cada aluno fez a sua proposta. No final houve uma votação para escolher a mais adequada. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Arroteia (Gondomar)

As crianças do jardim de infância foram elucidadas para a importância da prática da regra dos 3 R´s. Experimentaram os marcadores e canetas nas salas e as que não estavam em boas condições para utilização foram depositadas no " return […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Baguim do Monte (Gondomar)

Uma das educadoras deste JI esteve presente no encontro eco escolas em Arganil, para receber o certificado de qualidade e trouxe várias surpresas (ofertas do diferentes stands) entre os quias um panfleto alusivo à reciclagem das canetas. Este era um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gouveia ( 2 trabalhos )



Jardim de Infância de Gouveia (Gouveia)

Depois de termos tido acesso ao projeto e à receção da caixa, conversámos em grupo sobre o objetivo do mesmo. Uma vez que temos vários Eco Pontos no Jardim (Tampinha, rolinhas, pilhão, medicamentos...) este seria mais um, com uma finalidade […]

Ver a página do trabalho aqui.




JI da Fundação "A Nossa Casa" (Gouveia)

Apresentei o novo desafio às crianças de 5/ 6 anos. Depois de uma conversa percebemos que também podíamos colaborar neste desafio, já que os marcadores e o seu desgaste tanto no jardim como em casa é visível e estes poderiam […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 7 trabalhos )



Escola Básica de Infantas (Guimarães)

Este projeto foi desenvolvido pelos alunos da Escola de Infantas, sob a orientação das docentes, recorrendo à plataforma Canva, com intuito de criar um cartaz digital, apelativo e informativo, tal como a proposta o exigia. O objetivo do cartaz é […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Igreja Sande S. Martinho (Guimarães)

O cartaz foi elaborado pelos alunos do 3.º ano, após a apresentação do desafio "Return Box, pela professora titular da turma, com a visualização de vídeos disponíveis na página do concurso. Os alunos revelaram muita satisfação em participar neste projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Vieite - Sande São Clemente (Guimarães)

Em reunião eco escolas foi apresentado este desafio e foi muito bem aceite pelos presentes que constitui o conselho Eco-Escolas. Sentimos que existia uma lacuna para este tipo de material a nível da sua reutilização Os representantes do ecoe escolas, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

A adesão ao desafio Edding da Return Box foi pensada numa perspetiva de abrir a sala de aula a novas ideias, proporcionando uma aprendizagem partilhada, promovendo nos alunos uma visão holística do conhecimento e o desenvolvimento de competências significativas. Este […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 do Salgueiral (Guimarães)

O trabalho é o resultado de um desafio colocado a uma turma do 4.º ano de escolaridade, aquando da realização do Conselho Eco-Escolas. Orientados pela professora titular, os alunos conselheiros começaram por apresentar o desafio à turma. Exploraram o regulamento […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Paço- Donim (Guimarães)

Deu-se conhecimento a toda a comunidade escolar do desafio. A turma do 3º/4º anos voluntariou-se a elaborar o cartaz. Os alunos com a orientação da professora pesquisaram sobre a importância da reutilização dos marcadores. O cartaz foi apresentado a todos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Serrado (Guimarães)

O objetivo do cartaz elaborado pelos alunos foi incentivar a reciclar os marcadores usados. Não deitar no lixo comum os que já estão gastos e não podem ser usados. Este cartaz encontra-se no corredor das salas de aula e com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ílhavo ( 1 trabalho )



Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo (Centro Infantil) (Ílhavo)

O cartaz foi realizado pelas 18 crianças do grupo dos 4/5 anos do Centro Infantil da Gafanha da Nazaré (Santa Casa da Misericórdia de Ílhavo). Começámos por explicar às crianças a proposta da atividade. De seguida, explorámos o site da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Porches (Lagoa (Algarve))

O nosso cartaz resume o processo desenvolvido para sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa para a necessidade/importância do bom uso dos marcadores/canetas com tinta e para a responsabilidade que todos nós temos para pormos em prática os R´s da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 2 trabalhos )



Creche e Jardim de Infância da Sismaria "O Pinóquio" (Leiria)

O desafio Edding iniciou-se muito antes de efetuar a inscrição, tendo partido das crianças, que ao desenhar com canetas questionavam onde colocar o marcador que já não pintava. Desta forma, e, como sempre, tentando reforçar e partir dos interesses delas, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

O projeto foi apresentado à turma B do 3.º ano do Jardim-Escola João de Deus de Leiria através da visualização do vídeo de divulgação do concurso disponível na página Eco-Escolas. Depois de compreendido o objetivo da atividade e a importância […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 4 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

A Escola e a turma estão integradas no programa “Escola Azul “, programa “Eco – Escolas” e “Agro-Escolas” o que proporciona uma aprendizagem interdisciplinar, com o estudo dos seres vivos e proteção da vida terrestre. Definiu-se como tema específico para […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Social Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica (Lisboa)

Elaborámos o poster da Return Box com as crianças mais velhas da escola ( 5 e 6 anos). Escolhemos uma imagem (marcadores) muito familiar às crianças e com o objetivo de ser facilmente identificável a toda a comunidade escolar , […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Bairro de S. Miguel (Lisboa)

Em primeiro lugar, foi dado a conhecer a todos os professores da escola o projeto. Estes divulgaram-no junto dos alunos e fizeram a sua exploração. Foram realizadas pesquisas e textos sobre a importância de reduzir, reciclar e reutilizar / economia […]

Ver a página do trabalho aqui.




Redbridge School (Lisboa)

O Jardim de Infância (Early Years - EY) foi convidado a participar do Desafio Edding criando um cartaz que a ilustrar a importância de reciclar canetas e mostrando onde a Return Box seria colocada na escola. O cartaz retrata canetas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 6 trabalhos )



Colégio Integrado Monte Maior (Loures)

A elaboração deste cartaz teve como objetivo responder ao desafio da Edding Portugal, em parceria com o programa Eco-Escolas. O cartaz sobre O desafio “Return Box” foi desenvolvido por uma das turmas do 2.º ano (D). Após ouvirmos as ideias […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Esta recolha foi efetuada por toda a comunidade escolar, famílias das crianças e comunidade local. As crianças fizeram recolha nas salas, em casa e nas lojas da comunidade local. Temos a nossa caixa cheia. O local escolhido foi no átrio […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Fernando Pessoa (Loures)

Foi realizada uma campanha de sensibilização, mostrando a caixa e o cartaz aos alunos da escola. A caixa encontra-se no átrio da escola, local de fácil acesso para todos os alunos. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB da Bela Vista (Loures)

O trabalho foi apresentado às turmas, após abordarmos o tema da reciclagem. Com a chegada da "return box" à escola, foi colocado aos alunos a questão de onde deveríamos colocar as canetas? Foi apresentado às turmas das professoras coordenadoras do […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB nº3 da Bobadela (Loures)

A elaboração do cartaz foi feita no Canva, com introdução de imagens, pesquisadas na internet, e o texto foi feito pelos alunos alunos do 4º ano, com orientação da professora. Foram afixados cartazes na entrada e no corredor da escola. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato da Quintinha (Loures)

Memoria descritiva Numa fase inicial, as professoras e educadoras explicaram às crianças o presente projeto” Return Box - Desafio Edding 2023-2024 . Promovemos a sensibilização ambiental e incentivámos as crianças a desenvolverem a sua originalidade e criatividade através de práticas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lourinhã ( 1 trabalho )



Escola Básica Salvador Leonardo Ferreira (Lourinhã)

Os alunos pesquisaram as vantagens de se reutilizar e reciclar canetas e como esse processo era realizado. O entusiasmo foi evidente, partindo para a elaboração a pares, de canetões e os do 4.º ano realizaram o cartaz digital alusivo ao […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lousã ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Casal de Santo António (Lousã)

Os alunos realizaram desenhos para a elaboração de um cartaz alusivo ao tema "Return Box". Depois de construido o cartaz, foi colocado em local bem visível, na escola, e os alunos da turma do 3.º ano foram às salas, das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Macedo de Cavaleiros ( 1 trabalho )



Escola Básica de Macedo de Cavaleiros - Pólo 1 (Macedo de Cavaleiros)

O projeto “Return Box” foi apresentado à comunidade escolar com a colocação da caixa e do cartaz enviado, no Wall de entrada. De seguida veio o desafio da elaboração do cartaz. Nas salas da Educação Pré-escolar foram feitas pesquisas sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mafra ( 6 trabalhos )



Escola Básica da Encarnação (Mafra)

O trabalho foi elaborado pelos delegados eco escolas dos quatro anos de escolaridade. Em reunião eco escolas foi apresentado o projeto e foi muito bem aceite por estes alunos. Enquanto a caixa não chegava, os alunos resolveram logo recolher as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica nº1 da Venda do Pinheiro (Mafra)

Sensibilização junto dos alunos acerca da importância da recolha de marcadores usados em contexto escolar, para a sua reutilização. Apresentação do Projeto Return Box às várias turmas da EB1 da Venda do Pinheiro e informação a todos os alunos, professores […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica S. Miguel - Milharado (Mafra)

Os alunos do 1º ciclo fizeram uma investigação na internet sobre o processo de reciclagem dos marcadores. Numa segunda fase realizaram cartazes no CANVA alusivos à Return Box exposta na secretaria para recolha dos marcadores. Quando a primeira caixa ficou […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Beatriz Costa - Charneca (Mafra)

Alusivo ao tema resíduos, foi feita uma investigação de como poderíamos ajudar o meio ambiente no sentido de fazer uma melhor separação, reciclarem e reutilização de materiais. Entre estes materiais verificamos que poderíamos reciclar canetas e marcadores através da “Return […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Venda do Pinheiro (Mafra)

O desafio “RETURN BOX” com a recolha de marcadores usados teve muita adesão por parte da nossa comunidade educativa. O cartaz elaborado pelas 4 salas do nosso estabelecimento serviu como motivador do interesse e empenho de todas as crianças na […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância do Milharado (Mafra)

No Jardim de Infância do Milharado há já muito tempo que reciclamos as canetas e os marcadores usados, colocando- os num Ecoponto amarelo que existe em cada sala de atividades. Posteriormente este material era levado para os ecopontos que se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Marinha Grande ( 4 trabalhos )



Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho (Marinha Grande)

O desafio foi apresentado às 3 turmas do 4.º ano com a apresentação de um vídeo sobre a reciclagem. Os alunos foram convidados a idealizar uma "return box" (até chegar a oficial). Os trabalhos foram apresentados e realizou-se a escolha […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/JI João Beare (Marinha Grande)

O cartaz "Return Box" foi realizado pelos alunos do 1º ano da escola EB João Beare. A investigação foi feita com a visualização dos vídeos sobre o tema que constam da página do programa Eco-Escolas e através do diálogo em […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Comeira (Marinha Grande)

A Return Box foi recebida na escola e divulgada a todas as salas do JI e da EB pelos representantes Eco Escolas do JI e divulgado por mail aos EE. As salas de JI envolveram-se na pesquisa, no planeamento e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Durante a semana que antecedeu a criação do cartaz que promove a reciclagem de marcadores através da return box, os alunos realizaram uma pesquisa que lhes permitiu compreender a composição e materiais de que são feitos os nossos marcadores na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 7 trabalhos )



Colégio Efanor (Matosinhos)

Todas as salas se motivaram para a recolha dos marcadores usados e para a preocupação para com o ambiente. De realçar que após diálogo partilhado sobre os plásticos e os perigos para o ambiente as crianças autonomamente já colocavam (com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica das Ribeiras (Matosinhos)

Projeto: Painel Informativo sobre a Caixa de Recolha de Marcadores Usados 1. Introdução Este documento descreve a conceção e implementação de um painel informativo destinado a informar toda a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa para recolha de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Estádio do Mar (Matosinhos)

Este projeto destinou-se a responder ao desafio “Return Box”, onde se pretendia desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um cartaz, que informasse todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Quinta do Vieira (Matosinhos)

A reciclagem dos marcadores de quadro utilizados na sala é já um hábito vem enraizado nos alunos da nossa escola uma vez que já é posta em prática desde anos anteriores. Este ano, com a Return Box, esta iniciativa ganhou […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Viscondessa (Matosinhos)

O desafio de recolha dos marcadores e canetas de quadro foi apresentado no conselho Eco-Escolas. Para supervisionar a recolha, foi criada uma brigada para o efeito. Posteriormente, a Brigada responsável pela divulgação das atividades, elaborou um cartaz para promover a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A turma do 1.º ano aceitou o Desafio Edding 2023/24 em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar e as famílias para a recolha e reciclagem de canetas e marcadores usados. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim-Escola João de Deus - Matosinhos (Matosinhos)

O desafio “Return Box” foi realizado pelos alunos do 3º e 4º ano do 1º Ciclo e as professoras responsáveis foram a professora Diana Sousa, Mónica Soares e Joana Andrade. O cartaz foi realizado durante dois dias. Um dia foi […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mealhada ( 2 trabalhos )



Centro Educativo da Pampilhosa (Mealhada)

O desafio foi proposto aos alunos que fazem parte do Conselho Eco-Escolas. Na biblioteca, os alunos pesquisaram sobre o tema e distribuíram as tarefas. Em grande grupo estruturamos o trabalho, seguindo as orientações propostas. Elaboraram o esquema do cartaz e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Sant'Ana (Mealhada)

o Return Box foi colocado no holl de entrada da escola visível para todos depois de uma conversa em grande grupo a maioria jogava os marcadores para o lixo comum, existia desconhecimento da reciclagem dos mesmo. todos afirmaram que para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Miranda do Corvo ( 1 trabalho )



Jardim de Infância de Espinho (Miranda do Corvo)

Antes da proposta deste desafio, já nos questionávamos acerca do local apropriado para colocar os marcadores em fim de vida. Assim, foi com grande entusiasmo que as crianças e adultos do Jardim de Infância de Espinho se envolveram neste desafio. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Moita ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Alhos Vedros (Moita)

O desafio “Return Box” foi apresentado a todos os docentes titulares das turmas de 1.º ciclo. Assim que chegou à escola, a caixa foi colocada num local de passagem e com ampla visibilidade, o que despertou curiosidade e interesse aos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica nº 1 de Alhos Vedros (Moita)

O cartaz foi elaborado pelos alunos da turma G41, após apresentação do projeto "Return Box" na plataforma ABAAE pela coordenadora da escola e pela professora titular da turma. O tamanho do cartaz é o de uma cartolina e o mesmo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Nº2 de Alhos Vedros (Moita)

A criação do cartaz da "Return Box" sobre a reciclagem de marcadores envolveu os alunos do 1º ciclo de forma prática e educativa. Primeiro, os professores explicaram a importância da reciclagem e como os marcadores usados podem ser reciclados em […]

Ver a página do trabalho aqui.

Mortágua ( 1 trabalho )



Escola Secundária Dr. João Lopes de Morais (Mortágua)

A atividade iniciou-se com a apresentação do Projeto RETURN BOX/ Desafio Edding e um diálogo, em grande grupo, sobre a importância da reciclagem. Seguiu-se a apresentação de ideias para a elaboração do cartaz que apelasse à reciclagem de marcadores usados […]

Ver a página do trabalho aqui.

Murtosa ( 1 trabalho )



Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Em fevereiro, as três educadoras receberam o convite para aderir ao Desafio e todas aceitaram. Enviaram aos pais e encarregados de educação dos alunos da pré, via email, informação sobre a campanha de recolha de marcadores em fim de vida […]

Ver a página do trabalho aqui.

Nelas ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Santar (Nelas)

Os alunos leram o regulamento na Plataforma do Projeto Eco-Escolas e pesquisaram na internet. Com a ajuda da professora, nas aulas TIC, fizeram o cartaz. Na reunião do Conselho Eco-Escolas, do 2º Período, foi apresentada a “Return Box” e solicitada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Odivelas ( 3 trabalhos )



Escola EB1/JI Casais de Trigache (Odivelas)

Apresentou-se o trabalho a uma turma de 4.º ano, que investigou a fundo sobre o tema, construiu no canva um cartaz para sensibilizar todos os outros colegas, a colocar na return box as suas canetas usadas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

O desafio da Return Box integrou as atividades desenvolvidas nas turmas/ escola ao longo do ano por se enquadrar nos objetivos e dinâmicas realizadas em prol da consciência coletiva da comunidade escolar para a Educação Ambiental e Sustentabilidade, considerando a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Porto Pinheiro (Odivelas)

A nossa escola aderiu a este desafio com grande empenho e entusiasmo, pois há muito que nos deparávamos com um elevado número de marcadores que chegavam ao fim de vida e aos quais não era dada o devido encaminhamento a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 3 trabalhos )



Colégio Monte Flor (Oeiras)

O Projeto Return Box envolveu a turma do 3º ano do Colégio Monte Flor e permitiu trabalhar transversalmente alguns conceitos e conteúdos, curriculares e extra-curriculares. Assim, depois de apresentado o Projeto, a turma abordou toda a questão da sustentabilidade e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Santiago (Oeiras)

O Cartaz foi elaborado pelas crianças de 5 anos do Colégio Santiago e após uma breve explicação do trabalho feito pela Edding e visualização do vídeo da mesma, tivemos uma conversa em grande grupo. Onde as crianças foram dando as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato Padre António Vieira (Oeiras)

O presente trabalho foi realizado pelas turmas do 3.º e 4.º anos. Inicialmente cada turma escreveu, em grupos, frases ou slogans para o cartaz. Posteriormente, foi decidida a frase para o cartaz, com as ideias das duas turmas. Ainda na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )



Colégio da Gandarinha (Oliveira de Azeméis)

As crianças visitaram o site dos projetos Eco-Escolas, onde encontraram o desafio Edding – Return Box. Na página, visualizaram os vídeos disponíveis e foi-lhes transmitida toda a informação para a participação no concurso. Esta participação foi comunicada às famílias, com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira do Bairro ( 1 trabalho )



Associação dos Amigos de Perrães (AMPER) (Oliveira do Bairro)

O cartaz foi decidido pelos encarregados de educação, quem ficava responsavel pela realização A informação, foi enviada aos pais atravez da plataforma que usamos para o efeito- ChildDiary- visionamos em sala de atividades os videos que a edding nos proporcionou […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paços de Ferreira ( 1 trabalho )



Escola Básica de Arreigada (Paços de Ferreira)

Os alunos aceitaram o desafio da "Return Box", imediatamente após a apresentação do mesmo, pois todos tinham marcadores ou material em fim de vida em casa e que iria para o lixo. Pesquisaram na internet sobre a temática e lançaram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Palmela ( 1 trabalho )



International School of Palmela (Palmela)

O nosso projeto foi proposto a uma turma do Jardim de Infância, com crianças de idades entre os 3 e os 4 anos. Iniciámos o nosso trabalho introduzindo o conceito da reciclagem, para que as crianças compreendessem melhor a sua […]

Ver a página do trabalho aqui.

Paredes ( 1 trabalho )



Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

Introdução: No âmbito da iniciativa ambiental promovida pela Edding Portugal, em colaboração com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, as crianças do Pré-Escolar da Escola Básica nº1 (EB nº1) de Sobreira, sob a orientação atenta das suas educadoras, empenharam-se na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 2 trabalhos )



Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

O desafio Return Box foi-nos lançado no 1.º Conselho Eco-Escolas por uma das convidadas presentes, que já tinha aderido ao projeto. A investigação sobre o tema foi feita no enquadramento do desafio, perguntando aos alunos o que é que faziam […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

A apresentação do desafio e objetivos da ”return box” à comunidade escolar da E.B. de Ferrel foi levada a cabo com o apoio do cartaz. Foram promovidas campanhas de sensibilização pelos representantes eco-escolas da turma. Alertámos para a sustentabilidade, para […]

Ver a página do trabalho aqui.

Pombal ( 3 trabalhos )



APEPI - Associação de Pais e Educadores para a Infância (Pombal)

o trabalho feito em torno da Return Box foi feito em dois momentos. Primeiro foi apresentado o trabalho que ia ser realizado e a marca Edding. Ao longo deste primeiro momento, as educadoras de infância mostraram o resultado da reciclagem […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar da Mata Mourisca (Pombal)

O Projeto "Return Box" foi apresentado aos alunos em todas as turmas do 1.º CEB. Os alunos pensaram num slogan que fosse apelativo para constar no cartaz. Cada um elaborou um protótipo de cartaz. Depois, cada turma elaborou um cartaz […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Carriço (Pombal)

Começamos por pesquisar o que é a "Return Box", o que podemos colocar nela e para que seria utilizado esse material. Depois disso elaborámos o cartaz com as informações que as crianças conseguiram reter da pesquisa de modo a transmitir […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponte de Lima ( 1 trabalho )



Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)

O trabalho apresentado no âmbito do Projeto “Return Box”, foi realizado pelas turmas do 1º ciclo da Escola Básica de Freixo. O trabalho de pesquisa foi dividido pelos alunos das diferentes turmas envolvidas no projeto, para posteriormente se fazer um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Portalegre ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Atalaião (Portalegre)

Cartaz Return Box da EB de Atalaião. Ao longo do ano letivo fomos falando sobre o tema em todas as salas da escola e recolhemos os marcadores usados. A caixa ficou colocada no polivalente da escola e foi colocada em […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Fortios (Portalegre)

O trabalho apresentado foi realizado em formato digital e engloba fotos, escolhidas pelos alunos, de marcadores usados colocados na "return box" que se encontra no polivalente da escola, lugar de fácil acesso a toda a comunidade escolar, com portas envidraçadas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Urra (Portalegre)

RETURN BOX | Desafio Edding Escola Básica de Urra Agrupamento de Escolas José Régio, Portalegre Memória descritiva No Conselho Eco-escolas foi apresentado o tema referente à recolha de marcadores para reciclar. Foi decidido implementar essa atividade que envolvesse a comunidade […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 2 trabalhos )



Jardim de Infância Palmo e Meio (Porto)

Memória Descritiva Inscrevemos o grupo do Eco-escolas no desafio “Return Box” e integramos o desafio no tema Resíduos e Economia Circular que tem sido abordado. Questionamos as crianças quanto ao destino das canetas quando elas já não pintam. As respostas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Oga Mitá (Porto)

O “Desafio Edding I Return Box” foi assumido pelas crianças da turma de 3, 4 e 5 anos com a orientação da educadora e da assistente técnica. Como iniciou o projeto? A turma designada como Apolinhos/Cosmos, está envolvida em múltiplos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )



Escola EB/JI de Navais (Póvoa de Varzim)

Esta atividade foi desenvolvida pelas crianças do JI e pelos alunos do 1.º Ciclo da EB/JI de Navais, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim. A reciclagem é uma atividade que faz parte das rotinas das crianças/alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Salvaterra de Magos ( 2 trabalhos )



Escola EB1/JI de Foros de Salvaterra e Várzea Fresca (Salvaterra de Magos)

Esta atividade teve início com a visualização dos vídeos disponíveis na página do desafio Return Box nas turmas da escola. Na área de Cidadania foi proposto que os alunos dialogassem sobre a sustentabilidade e a viabilidade de recolha de marcadores […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

O Desafio Return Box foi inicialmente dado a conhecer no 2º Conselho Eco-Escolas aos alunos conselheiros, no qual estão representados um elemento de cada turma/sala de todas as turmas do 1º Ciclo e Pré-Escolar, por forma a divulgar uma das […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 2 trabalhos )



Centro Escolar de Alcanede (Santarém)

O Centro Escolar de Alcanede é uma eco-escola, desde a sua inauguração, em 2010. Por este motivo são desenvolvidas diversas atividades de consciencialização para a proteção do ambiente e gestão de recursos. Tendo este estabelecimento, mais de 200 alunos, verifica-se […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

O desafio foi dado a conhecer à turma através da projeção e exploração do vídeo de apresentação. Esta atividade serviu de mote para o diálogo e para o entendimento dos objetivos do desafio “Return box”. Os alunos entenderam o interesse […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 1 trabalho )



Colégio Guadalupe (Seixal)

Neste cartaz, queremos realçar o local onde a Return Box se encontra na nossa escola. Local bastante frequentado, quer pelas crianças de pré-escolar e 1º ciclo, quer por professores, pais e demais elementos da comunidade educativa. Local que dá acesso […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sesimbra ( 7 trabalhos )



Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)

Neste grupo de Pré-escolar todos os resíduos da sala são separados de acordo com as características e habitualmente os marcadores eram colocados no Ecoponto Amarelo. Com a “Return Box” o seu encaminhamento será com certeza mais eficaz, o que foi […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Quinta do Conde nº3 (Sesimbra)

O cartaz foi elaborado pelos alunos da turma da sala 3 do nosso Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos, que participaram neste desafio com a orientação da Educadora Celeste Pereira. É uma turma […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB de Sesimbra (Sesimbra)

Este desafio Edding, foi lançado a uma das 3 turmas do 3º ano - nomeadamente o 3ºC da EB de Sesimbra. Em primeiro lugar foi explicado a toda a turma, qual seria o intuito de nos termos inscrito neste projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

O cartaz foi elaborado com a participação de alunos de todas as turmas: decidimos o que fazer e colocámos mãos à obra. O cartaz tem várias técnicas: pintura com carimbos de batata, pintura com pincel, recorte, colagem... Cada aluno trouxe, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI da Boa Água (Sesimbra)

Os alunos das turmas do 1º. ciclo foram recolhendo, ao longo do ano, nas suas salas, os marcadores gastos. No final do mês de abril, os delegados ambientais das turmas fizeram a recolha de todos os marcadores. Os alunos das […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância da Quinta do Conde (Sesimbra)

Antes da realização do trabalho, houve uma ação de sensibilização sobre a utilização dos marcadores e como lhes dar uma nova vida se os colocar-mos em local próprio para reciclar. Esta ação envolveu todas as turmas do jardim de infância, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância do Pinhal do General (Sesimbra)

Reunimos com os delegados ambientais das salas e apresentámos a return box e explicámos em que consistia. Depois apresentamos o concurso e fomos fazendo uma "chuva de ideias" (brainstorming) com as crianças. Com as ideias reunidas construímos a parte artística […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 3 trabalhos )



Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos ou quase estão conscientes de que a natureza é a nossa herança, por isso […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Gâmbia /JI (Setúbal)

Os alunos do 3º e 4º ano de escolaridade fizeram a pesquisa sobre a importância da recolha e a reutilização, apresentando o trabalho de pesquisa aos colegas. A divulgação foi feita no dia da realização do Cartaz, sendo selecionado um […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Nº 6 de Setúbal (Setúbal)

Depois da apresentação do desafio e de partilhados o vídeo e o regulamento do mesmo, os alunos, em grupos de dois, desenharam e criaram frases/slogans para a recolha/reciclagem de marcadores. Após as primeiras tarefas, utilizaram a ferramenta Canva e fizeram […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 7 trabalhos )



ATL da Escola EB Mário Cunha Brito- Belas (Sintra)

A Return Box é uma excelente iniciativa para incentivar á preservação do ambiente. O cartaz foi elaborado pelos alunos do 4 ano. A plataforma do eco escolas disponibilizou vídeos para sensibilizar para a reciclagem de marcadores. Posteriormente realizaram uma pesquisa […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Meleças (Sintra)

O trabalho foi elaborado pelos aluno do 4º ano, fizeram investigação do tema na Internet, registando posteriormente os benefícios deste gesto. A ideia foi logo aceite pelo grupo, e enquanto a caixa não chegou, os alunos elaboraram uma outra alternativa, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 Nº2 de Agualva (Sintra)

Esta atividade foi realizada pela turma do 4.º B, orientada pela professora titular. Primeiro, começaram por pesquisar na internet, no computador, sobre a marca Edding Portugal e este desafio, para ficarem a conhecer melhor e perceber quais são os objetivos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)

Após receberem a Return Box, os alunos do 2.º ano decidiram pesquisar como seria possível reciclar canetas, visto as canetas serem feitas de materiais diferentes. Após terem explorado/discutido o tema em sala de aula, com recurso à internet, os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância Nossa Senhora da Anunciação (Sintra)

As crianças com a ajuda da educadora pesquisaram na Internet informações, através de vídeos ,sobre o processo da reciclagem das canetas, e assim compreenderam a importância da reciclagem das mesmas. Em seguida desenharam a fábrica, o planeta e elaboram as […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim-Escola João de Deus de Albarraque (Sintra)

Escrever e escrever Até a tinta acabar... E depois o que fazer? Reciclar, Reciclar! A caneta é para reciclar!!! A Return Box está colocada na entrada da escola, em conjunto perceberam a importância de reciclar e criaram o cartaz com […]

Ver a página do trabalho aqui.




Santa Casa da Misericórdia de Sintra - Creche e JI da Portela (Sintra)

A elaboração deste cartaz teve como principal objetivo responder ao desafio Edding Portugal, em parceria com o Projeto Eco - Escolas. O cartaz foi desenvolvido por uma das salas do nosso jardim de infância - Sala Vermelha - 3 anos. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Soure ( 2 trabalhos )



Associação Cultural Recreativa e Social de Samuel (Soure)

Após conversa sobre o projeto Return Box as crianças ficaram muito entusiasmadas. Cada criança fez um desenho sobre a return box, depois foram selecionados dois que serviram de base ao cartaz que foi elaborado com recurso à plataforma digital Canva. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar do Marco (Soure)

A investigação sobre o tema começou com uma análise da quantidade de canetas que se gastavam e que eram colocadas no lixo. Para isso, os alunos conduziram uma pesquisa na escola, recolhendo dados sobre o o uso deste tipo de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Tavira ( 1 trabalho )



Escola EB1 de Cabanas de Tavira (Tavira)

Esta iniciativa foi apresentada aos alunos da Escola no âmbito do Projeto Eco-Escolas e para darmos continuidade ao nosso trabalho de promoção e preservação ambiental. Os alunos aderiram com grande entusiasmo e empenho na recolha de canetas, em fim de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Novas ( 1 trabalho )



Escola EB1 Visconde de S. Gião (Torres Novas)

Este trabalho foi desenvolvido por 3 turmas do 2.º ano, tendo como colaboradores todos os alunos da escola e dos familiares. A investigação foi realizada em sala de aula, visualizando alguns vídeos no Youtube ficando muito motivados e empenhados na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Torres Vedras ( 3 trabalhos )



Escola Básica de Palhagueiras (Torres Vedras)

Os alunos visualizaram o vídeo descritivo da atividade. Fizeram alguns trabalhos em que utilizaram marcadores a reciclar. O cartaz foi elaborado por alguns alunos, com as suas ideias e a caixa foi colocada à entrada da escola. Os alunos foram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Carlos Bernardes (Torres Vedras)

A turma mista de 1-º e 2-º ano, da EB Carlos Bernardes, escolheu o Desafio “ Edding - Return Box” e de seguida, a Coordenadora de Estabelecimento procedeu à sua inscrição na Plataforma do Projeto Eco-Escolas. Na disciplina de Oferta […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Santa Cruz (Torres Vedras)

Como base da criação do nosso trabalho , tivemos o cartaz enviado pela Edding. Todos as turmas do 1.Ciclo e do Pré- Escolar, participaram na elaboração do trabalho. O cartaz passou por todas as salas: a sala amarela desenhou o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vendas Novas ( 2 trabalhos )



Escola Básica de Vendas Novas nº2 (Vendas Novas)

A metodologia de trabalho foi a seguinte: após se ter apresentado o projeto aos alunos, estes formaram equipas de dois elementos para desenhar o cartaz em folha A4 (não houve ilustração). Uma vez concluída a primeira etapa, os grupos aperfeiçoaram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica dos Campos da Misericórdia (Vendas Novas)

Descrição: Cartaz em formato A2 elaborado em fundo azul; Slogan- "Reciclar para o mundo melhorar!" Elementos em destaque - o planeta sustentável e marcadores; Elementos informativos - imagem da return box e sua localização (sala 4); Materiais utilizados: Material de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila do Conde ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Areia-Árvore (Vila do Conde)

O desafio RETURN BOX foi apresentado às turmas do 1º ciclo e prontamente foi aceite. Os alunos já se encontravam familiarizados e sensibilizados para a separação e reciclagem dos diferentes materiais, por isso, logo reconheceram a importância da possibilidade de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Franca de Xira ( 2 trabalhos )



Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

O desafio foi muito bem-recebido e aplaudido pelos alunos! Escola, local onde esse material é utilizado diariamente, gerando-se muitos resíduos. E, então, surge a possibilidade de recolha desse mesmo material, para reciclagem. Excelente ideia, à qual, sem dúvida, todos quiseram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Povos (Vila Franca de Xira)

O cartaz de sensibilização para a recolha de material de escrita (canetas e canetas de feltro) é composto por imagens e slogan de forma a alertar a comunidade escolar para a reciclagem deste tipo de instrumentos de trabalho. Foi realizada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 13 trabalhos )



Associação Gerações - Educação, Solidariedade e Serviços (Vila Nova de Famalicão)

Quando recebemos a nossa Return Box foram impressos os regulamentos e quais os procedimentos a tomar. Junto colocamos uma cartolina no tamanho pedido e por sala com o apoio das educadoras as crianças tiveram conhecimento deste novo posto de reciclagem. […]

Ver a página do trabalho aqui.




ATC - Associação Teatro Construção (Vila Nova de Famalicão)

A comunidade da Associação Teatro Construção tem um papel importante na educação das crianças e, por esse motivo, envolve-se em projetos relevantes e atuais, sendo uma deles a Eco-Escolas. No seguimento do referido projeto educativo, consideramos que faria todo o […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

O Desafio foi apresentado ao 4º ano porque são a Brigada Verde dos Resíduos. Prontamente o desafio foi aceite. Começaram por visualizar o vídeo de apresentação do desafio, o vídeo sobre a sustentabilidade na Edding, consultaram e analisaram o PDF […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Agra Maior (Vila Nova de Famalicão)

Uma vez recebida a Return Box na escola, a professora do 2.º ano, explicou aos alunos a sua finalidade. Explorou com os alunos os vídeos de apresentação disponibilizados pela plataforma Eco Escolas. De seguida, os alunos fizeram uma pesquisa sobre […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

Ao receber a caixa " return box", a professora do 2º ano levou-a para a sala de aula e questionou os alunos acerca da utilização daquela caixa. Depois de alguma troca de ideias foi explicado que serviria para colocar marcadores […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Ruivães (Vila Nova de Famalicão)

A turma JI 10 (crianças de 3,4 e 5 anos) da EB Ruivães, elaborou um cartaz para sensibilizar todas as crianças da escola a fazerem a reciclagem dos marcadores. Em grande grupo, conversaram sobre o que acontecia aos marcadores quando […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica nº 1 de Ribeirão (Vila Nova de Famalicão)

Memória descritiva O trabalho, realizado pelos alunos das turmas do 3.º ano da Escola Básica nr.º1 de Ribeirão, apresenta um título bastante sugestivo " Se nós aprendermos a reciclar... O nosso Planeta vai melhorar! ". Contém mensagens apelativas que explicam […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Conde S. Cosme (Vila Nova de Famalicão)

O desafio "Return Box" foi divulgado pelas turmas da escola, a partir do Clube Eco-Escola, que junta representantes de todas as turmas, reúne uma vez por semana e trata, de uma forma lúdica e dialogante, os assuntos relativos à aquisição […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

O projeto “Return Box” é uma iniciativa da edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, que visa sensibilizar a comunidade escolar para a reciclagem de marcadores usados e a utilização de produtos sustentáveis. Os alunos foram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 S. Miguel-o-Anjo (Vila Nova de Famalicão)

O desafio foi apresentado à turma do 3.º ano. Após ler e analisar o regulamento, fizemos um acender de ideias e escolher os elementos e informação que deveriam constar no cartaz. Finalizado o desenho do cartaz, cada aluno deu asas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Cabeçudos (Vila Nova de Famalicão)

O cartaz foi colocado estrategicamente na estrada de acesso principal da Escola Secundária ABC, visando captar a atenção de alunos, professores, funcionários e visitantes. A sua posição permitiu que fosse visível tanto para quem chegava quanto para quem saía da […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Gondifelos (Vila Nova de Famalicão)

As crianças do Jardim de Infância de Gondifelos foram bastante sensibilizadas para a questão da reciclagem no âmbito do programa Eco Escolas. Desde que lhes foi apresentado o desafio “Return Box”, ficaram imediatamente motivados e com a ajuda das educadoras […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Outiz (Vila Nova de Famalicão)

O tema da reciclagem é um dos interesses deste grupo de crianças do Jardim de Infância de Outiz por isso não foi difícil motivá-los para esta atividade. Inicialmente, com a ajuda da educadora, as crianças realizaram uma pesquisa sobre o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Gaia ( 11 trabalhos )



Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

CARTAZ RETURN BOX | Memória descritiva O nosso cartaz pretende alertar a comunidade educativa do Colégio de Nossa Senhora da Bonança para a existência de uma caixa (RETURN BOX), na sala de professores, onde todos podem depositar marcadores em fim […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

O desafio “Return Box”, parceria estabelecida entre a Edding Portugal, a ABAAE e o programa Eco-Escolas, visa sensibilizar os alunos e restante comunidade educativa, para a recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e para a escolha e utilização de produtos produzidos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio-Creche Nossa Senhora da Bonança do Candal (Vila Nova de Gaia)

A “RETURN BOX” é uma caixa utilizada para a recolha de marcadores usados, que tem como intuito sensibilizar a todos a importância dos hábitos sustentáveis. Nesta caixa podem ser colocados todo o tipo de marcadores e canetas, à exceção de […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Afurada de Cima (Vila Nova de Gaia)

O projeto foi apresentado aos alunos do 4.º. ano que, entusiasmados, montaram a caixa e decidiram que o melhor local para a colocar seria na Biblioteca da escola. Em sala de aula, discutiu-se o que fazer com os marcadores gastos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

O trabalho de elaboração do cartaz começou com um diálogo sobre o tema da reciclagem. Os alunos estão muito habituados a fazer a separação dos mais diversos tipos de resíduos. Por isso, quando perceberam que poderiam passar a separar também […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1 de Loureiro 2 (Vila Nova de Gaia)

Numa primeira etapa os alunos pesquisaram várias formas de reutilização de marcadores em fim de vida. Assim, a return box foi apresentada como depósito dos marcadores que fomos utilizando para retirar restos de tinta que, normalmente, pensamos que já não […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Carvalhos (Vila Nova de Gaia)

Pesquisa sobre a recolha dos marcadores usados no site da Lipor. Pesquisa no Google sobre a Return Box. Pesquisar como a Edding consegue reciclar os marcadores usados. Realização do cartaz A2 Material: Cartolina verde e branca; fotocópia a cores da […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Megide (Vila Nova de Gaia)

A turma do 4º ano participou no Desafio “Return Box” porque considera importante proteger o Planeta através da reutilização e reciclagem de materiais em fim de vida. Inicialmente, a turma visualizou os vídeos propostos na página da ABAE. Os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI de Ribes (Vila Nova de Gaia)

Apresentação do projeto, utilização dos marcadores reciclados, poluição provocado pelos marcadores não reciclados. Pesquisa em grupo de imagens. Elaboração do cartaz em grupo. Colocação dos cartazes no átrio de entrada da escola, junto à Return box. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI do Curro (Vila Nova de Gaia)

Inicialmente a caixa Return Box foi montada e colocada uma semana em cada sala da escola, para que todos tivessem conhecimento da mesma. Posteriormente foi colocada na entrada principal da escola. O cartaz foi elaborado pelas crianças do 3º ano […]

Ver a página do trabalho aqui.




Jardim de Infância de Loureiro 1 (Vila Nova de Gaia)

As crianças foram sensibilizadas para esta campanha, envolvendo-se ativamente na mesma. O empenho das crianças foi surpreendente pois transmitiram a mensagem à família e neste momento a caixa já está cheia. Foi criado o "Cantinho do Eco-escolas" onde além da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Poiares ( 2 trabalhos )



Centro Escolar de Arrifana (Vila Nova de Poiares)

Este desafio foi proposto à turma do 3.ºC. Inicialmente os alunos visualizaram os vídeos propostos na página da ABAE. Dialogaram acerca da importância da reciclagem das canetas, até porque eles sempre questionaram em que contentor se deviam colocar as canetas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)

Para concretizar o desafio, na Escola Básica de S. Miguel de Poiares, todas as turmas do 1º ciclo e o grupo do Jardim de Infância visionaram os vídeos sobre a apresentação do desafio e sobre a sustentabilidade na EDDING. O […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Real ( 1 trabalho )



Jardim de Infância e EB do Prado (Vila Real)

No âmbito do projeto Eco- Escolas, a Escola do Prado aceitou “O desafio “RETURN BOX””, recolha de marcadores usados (vazios/velhos), propondo aos alunos da escola a elaboração de um cartaz. Assim, toda a comunidade Escolar foi sensibilizada para a escolha […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Velha de Rodão ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Vila Velha de Ródão (Vila Velha de Rodão)

Sensibiliação dos alunos para o tema a partir dos materiais do projeto. Trabalho individual de desenhos para construir o cartaz. Elaboração de frases para slogan em grupo. Escolha da frase pelos alunos. Finalização do cartaz com recurso ao Canva a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Verde ( 1 trabalho )



Colégio Dom João de Aboim (Vila Verde)

O cartaz foi feito nas aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação, os alunos do 4.º ano fizeram pesquisas na internet para perceber o uso que se pode voltar a dar aos marcadores usados. Posteriormente todos os alunos do 4.º […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 2 trabalhos )



Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)

Dado que a nossa escola já integra o programa Eco-Escolas pelo terceiro ano consecutivo, os alunos encontram-se familiarizados e sensibilizados para a separação e reciclagem dos diferentes materiais. Neste contexto, numa das salas do terceiro ano, nomeadamente do 3º A, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Jugueiros (Viseu)

Os alunos do 2º ano da turma A, resolveram participar neste desafio que lhe foi proposto pela professora, porque queriam partilhar com todos os alunos da escola e com toda a comunidade educativa, a sua preocupação com o meio ambiente. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Abrantes ( 1 trabalho )



Escola Básica D. Miguel de Almeida (Abrantes)

O Desafio foi apresentado à turma do 9.º A (19 alunos) A representação da lâmpada surge com duplo sentido; o sentido de iluminação da vida e em simultâneo de conservação de tudo o que está no seu interior, como se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Águeda ( 1 trabalho )



Escola Básica de Aguada de Cima (Águeda)

O trabalho foi realizado por alunos do 8º ano ,pertencentes às Eco Escolas. Os alunos investigaram qual era o projecto que envolvia a atividade e qual o objetivo deste projeto . Então , dividiram-se, formando grupos e foram a todas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Albufeira ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 D. Martim Fernandes (Albufeira)

Feita a apresentação e divulgação do projeto “Return Box”, através da página da Eco-Escolas, por email a todos os professores da escola, pessoalmente em todas as turmas, e com os cartazes enviados pelo próprio projeto, os alunos visualizaram os respetivos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alcácer do Sal ( 2 trabalhos )



Escola Básica Pedro Nunes (Alcácer do Sal)

O cartaz Return Box foi realizado por alunos do 6º ano, na disciplina de Artes eTecnologia. O desafio iniciou-se com a visualização dos vídeos propostos na página do Eco-Escolas , sensibilizando para a importância da reciclagem . De seguida, os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)

O Desafio foi proposto à turma do 6.ºA O Cartaz foi elaborado nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica. O professor propôs a criação de pares e grupos que apresentaram as suas propostas, baseado na eficiência de mensagens curtas, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alenquer ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Pêro de Alenquer (Alenquer)

A turma do 6ºA, representada pelas alunas nº1 Ana Raimundo; nº12 Gabriela Póvoa e nº 16 Maria Carvalho, participaram no desafio Return Box, na aula de Educação Visual e contaram com a colaboração da Professora Ana Cândido e Susana Leão. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alfandega da Fé ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé (Alfandega da Fé)

INTERVENIENTES: Escola EB 2,3/S de Alfândega da Fé Alunos das diferentes turmas dos 2º e 3º ciclos e Secundário. Coordenação deste Projeto: docente coordenador do Programa Eco-escolas como docente de Ciências Naturais, em colaboração com Diretores de Turma e professores […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alijó ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária D. Sancho II Alijó (Alijó)

No Agrupamento de Alijó o Desafio foi apresentado à turma de 6.º P. Cada um dos alunos desenvolveu a sua proposta de projeto de forma individual, realizando pesquisa, elaboração de estudo/esboços e desenvolvimento de um projeto final. Durante todo o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almada ( 1 trabalho )



Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

A participação das turmas de 9º ano no projeto "Return Box", ocorreu no seguimento da divulgação do projeto pela coordenadora do Eco Escolas e do facto da temática em questão fazer parte das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Almeirim ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Febo Moniz (Almeirim)

Este projeto proposto pelo Programa Eco-Escolas foi apresentado às turmas do 5º ano que de imediato mostraram interesse e muita vontade de o colocar em prática na nossa escola. Uma vez que as turmas do 5º ano não têm Oficina […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alter do Chão ( 1 trabalho )



Escola Padre José Agostinho Rodrigues (Alter do Chão)

O Cartaz foi elaborado nas aulas de TIC, onde a docente da disciplina orientou a pesquisa e acompanhou a elaboração dos cartazes. O cartaz foi posteriormente afixado na sala dos professores e na entrada da Escola de forma a sensibilizar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvaiázere ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Nas aulas de Ciências Naturais os alunos do 8º A foram confrontados com a importância da separação de resíduos. Atendendo à quantidade gigantesca de resíduos que as sociedades modernas produzem, urge tomar medidas que ajudem à preservação ambiental e à […]

Ver a página do trabalho aqui.

Alvito ( 1 trabalho )



Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

O cartaz alusivo à campanha de recolha de marcadores, “Recicla marcadores de todas as cores – Return Box”, foi elaborado no âmbito da disciplina de Atividades de Vida Diárias (AVD’s), com um grupo de alunos (um total de cinco alunos) […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 3 trabalhos )



Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

Nas aulas de BioAgradável, a professora apresentou o projeto Return Box à turma, entre outros projetos. A problemática foi debatida e analisada no âmbito do ciclo de vida dos produtos e feita uma ponte com o debate sobre o documentário […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Prof. Pedro d'Orey da Cunha (Amadora)

O cartaz de divulgação foi afixado no bloco principal, para que as pessoas se informassem de que o "Return Box" estava na biblioteca da escola. Esta atividade foi articulada com as disciplinas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Luís Madureira (Amadora)

Foi apresentada a iniciativa da caixa return box a todos os alunos os da escola através dos seus representantes no conselho Eco-Escolas. Foi proposta a realização de um cartaz que promovesse a participação na iniciativa. O cartaz selecionado foi colocado […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amarante ( 1 trabalho )



Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

Este trabalho foi realizado com um grupo de alunos da Educação Especial.A discussão/investigação foi ajustada ao nível cognitivo do grupo e orientada pelos professores que com ele trabalham. O cartaz foi duplicado, pois o nosso Agrupamento tem duas escolas dos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Anadia ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Anadia (Anadia)

Primeiramente, a atividade ”Recolha de canetas na EBSA” foi divulgada aos diretores de turma, por email, que a transmitiram posteriormente aos alunos. Foi colocado, pela equipa Eco escolas, com a colaboração das assistentes operacionais, um garrafão em cada sala de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Arganil ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Professor Mendes Ferrão (Arganil)

Os alunos da turma do 7º ano, elaboraram cartazes (tamanho A3) na aula de Educação Visual sobre a temática do RETURN BOX. Primeiro foi apresentado o regulamento e posteriormente fizeram uma pesquisa sobre o tema. Depois foram selecionados os melhores […]

Ver a página do trabalho aqui.

Aveiro ( 1 trabalho )



Escola Básica de Eixo (Aveiro)

O trabalho resultou da articulação entre os membros do clube Eco-Escolas e os alunos do 7º ano que desenvolveram umas lindas ilustrações criativas para sensibilizar a comunidade para importância da biodiversidade e divulgaram entre os seus pares a necessidade de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Azambuja ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 de Aveiras de Cima (Azambuja)

A atividade "Return Box" foi desenvolvida pela turma do 5ºA na disciplina de DT+. A turma começou por assistir aos vídeos disponibilizados no desafio, sobre a apresentação do mesmo e sobre a sustentabilidade na Edding. Posteriormente, em grupo, definiram um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Barreiro ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 /Sec. Santo António (Barreiro)

CARTAZ RETURN BOX - memória descritiva O desafio Return Box foi lançado à turma do 6º ano, na disciplina de CEA (Complemento de Educação Artística) que funciona em coadjuvância de artes com ciências. Numa primeira fase foram apresentados o enquadramento […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

O Cartaz foi elaborado na sala especializada II da escola. Os alunos pesquisaram sobre a return box no site e escolheram o que se escreveu no cartaz. O cartaz foi colocado no placard no átrio do PBX e a return […]

Ver a página do trabalho aqui.

Beja ( 2 trabalhos )



Escola EBI Mário Beirão (EB 2,3) (Beja)

O ponto de partida para a investigação foi a lecionação em Educação Tecnológica do processo tecnológico e consequente impacto da tecnologia ao nível social e ambiental tendo sido feita uma analogia à reciclagem dos objetos técnicos nomeadamente os marcadores. Também […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja)

O projeto "Return Box – Desafio Edding" foi apresentado à turma 8ºA pelas professoras de Ciências Naturais e Educação Visual com o propósito de envolver os alunos num projeto que promovesse o desenvolvimento sustentável. Na disciplina de Educação Visual, optou-se […]

Ver a página do trabalho aqui.

Braga ( 5 trabalhos )



Escola Básica Mosteiro e Cávado (Braga)

O projeto “Return Box” foi coordenado pela professora da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O cartaz foi realizado pelos alunos da turma A do oitavo ano, nas aulas de TIC, e contou com a colaboração da professora […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Esta atividade foi divulgada aos alunos do 2º e 3º ciclo, principalmente através dos docentes de Ciências Naturais nas suas aulas, sensibilizando para a recolha de resíduos, que devem ser separados e posteriormente reciclados, promovendo assim práticas ambientais mais sustentáveis. […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 André Soares (Braga)

O desafio “RETURN BOX” promovido pela edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas foi apresentado a uma turma do 9º ano de escolaridade e desenvolvido nas aulas de Educação Visual. Os alunos foram sensibilizados para a […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Gualtar (Braga)

O Eco Escolas de Gualtar, abraçou a proposta da "Return Box" começando por a divulgar, via email, a toda a comunidade educativa. A importância da recolha de marcadores em fim de vida levou as turmas, do 6ºE e do 8ºF, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Externato Paulo VI (Braga)

A atividade foi proposta aos alunos representantes Eco-Escolas das turmas do 4.º A, 4.º B, 5.º A, 5.º B, 6.º A e 6.º B, num total de 12 alunos, juntamente com a coordenadora do projeto e a professora de Educação […]

Ver a página do trabalho aqui.

Caldas da Rainha ( 1 trabalho )



Escola Básica D. João II, Caldas da Rainha (Caldas da Rainha)

Esta atividade foi proposta e divulgada a todos os alunos/turmas da escola, através da página do Classroom do Eco-escolas. Alunos de 3 turmas meteram as mãos à obra e criaram cartazes que foram apreciados pela Equipa Eco-escolas. O que mais […]

Ver a página do trabalho aqui.

Cascais ( 3 trabalhos )



Colégio Marista de Carcavelos (Cascais)

No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento/ Formação Humana, a delegada Cultural/ Ecossocial do 8ºD do Colégio Marista de Carcavelos foi ao 1.º Conselho Eco-Escolas e apresentou-nos alguns projetos da ABAAE. Depois da votação, o vencedor foi o projeto […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica São João do Estoril (Cascais)

A reciclagem de canetas já tinha sido abordado, nomeadamente com a associação de pais e encarregados de educação em reunião de inicio de ano. Assim, em reunião em reunião do conselho eco-escolas, nomeadamente os alunos pretenderam-se inscrever no projeto. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3/S de Carcavelos (Cascais)

Neste caso, esta atividade foi desenvolvida pelos eco conselheiros, aquando de uma reunião para a separação de tarefas. Assim, os alunos levaram os computadores e efetuaram este trabalho durante as quatro horas de reunião. Colocou-se a caixa enviada pela Edding […]

Ver a página do trabalho aqui.

Castelo de Paiva ( 1 trabalho )



Escola EB/S de Castelo de Paiva (Castelo de Paiva)

A Equipa do Eco-Escolas lançou o desafio! E os alunos do 6ºA, sob a orientação da Diretora de Turma, organizaram-se em grupos de trabalho e deram Asas à sua Criatividade. Com muito entusiasmo e empenho iniciaram a sua investigação no […]

Ver a página do trabalho aqui.

Celorico da Beira ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Sacadura Cabral (Celorico da Beira)

O desafio foi lançado aos alunos da turma B do quinto ano de escolaridade no âmbito das aulas de Cidadania e Desenvolvimento, uma vez que a docente responsável por esta área disciplinar, professora Ana Beatriz, também, docente de Ciências Naturais, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Chamusca ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária da Chamusca (Chamusca)

O projeto “Return Box” foi divulgado à comunidade escolar durante o conselho eco escolas, onde nas turmas se encontram delegados e subdelegados ambientais. Previamente, foi indicada a localização do depósito de recolha Edding, especificamente na papelaria da escola, considerado um […]

Ver a página do trabalho aqui.

Coimbra ( 5 trabalhos )



EB 2,3 Rainha Santa Isabel (Coimbra)

Memória Descritiva Return Box Para a elaboração do Poster, os alunos basearam-se na Caixa e Poster (Return Box) que recebemos. Fizeram uma pesquisa nas aulas de TIC, fizeram o arranjo, que passou por várias etapas até ao resultado final. O […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Taveiro (Coimbra)

A turma F do 7ºano da EB 2,3 de Taveiro do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, participou e foi o cartaz vencedor do projeto Return Box. Os objetivos do projeto foram sensibilizar a comunidade escolar para os seguintes aspetos: - […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 Inês de Castro (Coimbra)

Memória Descritiva da Elaboração do Cartaz “Return Box” do Programa Eco-Escolas (Desafio Edding 2023-24) Os alunos do 9.º D da escola E.B. 2,3 Inês de Castro, criaram um cartaz para promover a reciclagem de marcadores na escola, sob a orientação […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de D. Duarte (Coimbra)

O desafio “RETURN BOX” foi divulgado aos alunos da turma H, do 8º ano da escola secundária D. Duarte pelas docentes de Ciências Naturais e TIC. Na disciplina de Ciências Naturais foi divulgado o vídeo de apresentação do desafio e […]

Ver a página do trabalho aqui.




Instituto Educativo de Lordemão (Coimbra)

A Return Box está estatégicamente colocada na entrada do nosso Colégio. Um local de passagem e bem visível a todos. Foi feita uma apresentação do desafio a todos os anos de ensino inclusivé as salas da Pré-Escola para que todos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Condeixa-a-Nova ( 1 trabalho )



Escola Básica n.º 2 de Condeixa-a-Nova (Condeixa-a-Nova)

Foram elaborados vários cartazes nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, nas turmas do 8º ano, onde a docente da disciplina, orientou a pesquisa e acompanhou a elaboração dos mesmos. Todos os cartazes realizados foram distribuídos pelos blocos da Escola e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Elvas ( 2 trabalhos )



Escola EB 2,3 Nº2 de Elvas (Elvas)

O cartaz foi elaborado por quatro alunos da turma D do sétimo ano, em aulas de Educação Visual. Antes de iniciar o trabalho, os alunos visionaram os vídeos alusivos ao desafio Edding – Return Box e tiveram acesso às condições […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB1/JI Vila Boim (Elvas)

Os alunos pesquisaram sobre a importância da política dos 3Rs e de que forma o ambiente pode ser preservado através da sua aplicação. Avaliaram a importância de reciclarem dos marcadores e de que forma essa ação pode ajudar a melhorar […]

Ver a página do trabalho aqui.

Entroncamento ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. Ruy D'Andrade (Entroncamento)

O desafio da criação do cartaz foi lançado num dos conselhos Eco-Escolas, depois de feita a “apresentação” da Return Box. Alguns alunos dispuseram-se a aceitar o desafio, tendo realizado as suas propostas. Apesar da orientação da professora de Educação Visual […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 2 trabalhos )



Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

Três turmas do 5º ano particparam no desafio. Todos os alunos desenvolveram uma pesquisa nos seus próprios telemóveis em sala de aula sobre a problemática "o que fazer quando o meu marcador ou caneta acabar a tinta". Os alunos realizaram […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB Prof. Dr. Egas Moniz (Estarreja)

Fizemos o cartaz para incentivar as pessoas a reciclarem marcadores. Através do ciclo representado no cartaz mostramos um aluno a dirigir-se ao bloco dos professores para colocar o marcador na caixa para ser reciclado. Grupo de trabalho: 7º AA Gabriela […]

Ver a página do trabalho aqui.

Évora ( 1 trabalho )



Escola Básica André de Resende (Évora)

Os alunos das turmas A e B, do 8.º Ano, aceitaram o desafio que a Edding Portugal lançou em parceria com a ABAAE e o Programa Eco-Escolas, relativamente à elaboração de um cartaz para divulgação na escola da existência de […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 D. Manuel Faria e Sousa (Felgueiras)

Na aula de Cidadania da turma do 8ºA, a professora lançou o desafio à turma e após a explicação do trabalho e o regulamento do mesmo a turma elaborou 4 cartazes no Canva (trabalho de grupo) e dos 4 cartazes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueira da Foz ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

O desafio da “Return Box” foi proposto à turma 9.ºA, na disciplina de Educação Tecnológica, durante o 2.º período. Inicialmente foi montada a caixa enviada pelo desafio e explorada a sua decoração. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Figueiró dos Vinhos ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

A nossa escola, no início do presente ano letivo, foi equipada com quadros brancos em todas as salas de aula e, por essa razão, o número de marcadores para reciclar aumentou em número significativo. Quando a coordenadora do Eco-Escolas teve […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 2 trabalhos )



Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

Um grupo de alunos da turma 8º E foi desafiado a elaborar o cartaz, depois de consultar informação sobre o tema e proceder à leitura do regulamento. Depois de vários esboços prévios, uma ideia ganhou forma: as canetas que já […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Valbom (Gondomar)

Os alunos do 9.º B estão a participar no projeto eTwinning “Polyphonic trash” que visa a sensibilização dos alunos para a importância da reciclagem e reutilização de materiais. Nesse âmbito, e desafiados pela professora Elisa Taveira, associaram-se ao Programa Eco […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gouveia ( 1 trabalho )



Escola Secundária de Gouveia (Gouveia)

A investigação sobre o tema foi realizada durante as aulas de Cidadania e Desenvolvimento com um envolvimento satisfatório dos alunos. A "Return Box" foi divulgada virtualmente no portal do agrupamento (https://www.esgouveia.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=4332:pequenos-passos-podem-fazer-uma-grande-diferenca-faca-tambem-parte-deste-processo&catid=9&Itemid=155) e fisicamente na sala de professores e na sala […]

Ver a página do trabalho aqui.

Grândola ( 1 trabalho )



Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Grândola (Grândola)

O desafio para participação neste projeto, foi apresentado aos alunos das turmas 9º Ano do Curso Operador de Máquinas Agrícolas e Operador Agrícola, pela Coordenadora do projeto Eco-Escolas, através da consulta dos documentos existentes no site do programa Eco-Escolas. Os […]

Ver a página do trabalho aqui.

Guimarães ( 4 trabalhos )



Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

O cartaz Return Box foi realizado por alunos do Clube Eco-Torcatinho e alunos do 6.ºano na disciplina de Educação Visual. O desafio iniciou-se com a visualização dos vídeos propostos na página do Eco-Escolas, sensibilizando para a importância da reciclagem. De […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Virgínia Moura (Guimarães)

Foi divulgado, a toda a comunidade escolar, através da plataforma Classroom, o vídeo para a colocação de canetas e marcadores usados na Return-Box existente na papelaria. Na escola, todas as salas de aula apresentam quadro branco e os professores utilizam […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)

O Desafio Edding -RETURN BOX foi divulgado e proposto, à nossa comunidade educativa, pela equipa da Coordenação do Eco-Escolas. Sob a orientação dos professores de EV e ET, que auxiliaram na investigação sobre o tema do Desafio Edding, as turmas […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

A iniciativa de reciclagem de marcadores usados tem como objetivo sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem e promover a consciencialização ambiental na nossa comunidade escolar. Optámos por criar um cartaz vibrante e apelativo para atrair a atenção dos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lagoa (Algarve) ( 1 trabalho )



Escola Básica Professor João Cónim (Lagoa (Algarve))

Os alunos da turma 6.ºAE, num mundo em que a conscientização ambiental e a procura por alternativas ecologicamente corretas são prioridades, aceitaram o desafio Edding - Return Box. Pesquisaram que a reciclagem é uma prática essencial por conta das crescentes […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lamego ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

A atividade “Return Box” foi divulgada pela coordenadora do programa Eco-Escolas ao docente de Educação Visual, que dinamizou este projeto com os seus alunos de 6º ano. Numa das aulas, fez a apresentação das informações do concurso presentes na plataforma […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 5 trabalhos )



Colégio Conciliar de Maria Imaculada (Leiria)

De forma a dar a conhecer a “Return Box” no nosso Colégio, criámos um cartaz. Tivemos um momento inicial de pesquisa no site do Eco-Escolas para obtenção da informação base. Seguidamente fotografámos o local onde esta iria ser colocada. Como […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Dr. Luís Pereira da Costa (Leiria)

Slogan: -Reutiliza e realiza Mensagem: -A RETURN BOX pretende dar uma nova “vida” aos marcadores ou canetas que se pensa que chegaram ao fim de “vida”. -A caixa de recolha de marcadores ou canetas usadas vai ser colocada na Secretaria […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Senhor dos Milagres (Leiria)

A ilustração do cartaz foi desenvolvida manualmente e representa metaforicamente uma árvore como o símbolo da natureza. A simulação dos marcadores desenhados que caiem da copa da árvore, como se fossem frutos a cair dentro da Return Box; sendo este […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (Leiria)

Na disciplina de Artes e Ofícios trabalha-se essencialmente com a reciclagem de diferentes materiais. Assim, fazia sentido apresentar este concurso aos alunos, para lhes dar a conhecer e sensibilizar para o significado da palavra “RETURN”, a recuperação/reutilização de marcadores usados, […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola EBI de Colmeias (Leiria)

A nossa escola já tinha interesse em participar neste desafio desde o ano passado. Este ano tornou-se ainda mais importante a nossa participação já que os quadros pretos de giz foram substituídos por quadros brancos em todas as salas. Assim, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 4 trabalhos )



Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Este cartaz está relacionado com o projeto de turma "Missão possível - Vamos salvar o planeta Terra!". As pesquisas feitas pelos alunos centraram-se nos vários objetivos definidos pela UNESCO. Os alunos também realizaram pesquisas através da visualização de vídeos relacionados […]

Ver a página do trabalho aqui.




Colégio Militar (Lisboa)

Inicialmente foram introduzidos, alguns conceitos sobre cartazes e sustentabilidade. De seguida, os alunos pesquisaram várias imagens de canetas e marcadores para incluir no cartaz digital. Com recurso ànApp IbisPaintX, foram selecionadas Imagens demonstravas de vários tipos de canetas e marcadores […]

Ver a página do trabalho aqui.