RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A Escola de Educação Especial – Centro Sócio-Educativo da APPACDM de Setúbal – é uma escola onde já está enraizada a cultura ecológica e onde todos ou quase estão conscientes de que a natureza é a nossa herança, por isso tentamos o mais possível amá-la e respeitá-la.
Esta atividade resultou do trabalho desenvolvido pelos alunos da turma A (Salas 2/3) desta Escola de Educação Especial, com multideficiência e com deficiência ligeira, associada a dificuldades de aprendizagem.
Este trabalho teve como objetivo geral responder ao primeiro desafio da Edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas: “RETURN BOX”.
Este desafio foi apresentado aos alunos de forma informal durante a organização de algum material de desgaste rápido que se encontrava em uso na sala de aula (lápis, borrachas, canetas, etc.), abordando o destino dos referidos materiais quando atingem o seu “fim de vida”.
Posteriormente, os alunos consultaram a página web do Desafio “Return Box” para recolherem mais informações, desenvolvendo assim as suas competências na área de investigação.
Após a exploração desta informação, numa “mesa-redonda” e em estilo “brainstorming” foram avançadas várias ideias para a realização do cartaz de divulgação, na nossa escola, da existência da Return Box, para recolha de canetas e marcadores usados.
Após mais uma pesquisa na web, para procurar inspiração, foi a vez de arregaçar as mangas e mostrar os dotes artísticos, criando um cartaz onde está presente uma foto da Return Box sustentada entre duas mãos, com o slogan: “Na nossa escola há (Return Box) … E por isso vamos usar!”, com o objetivo de dar vida nova aos marcadores usados e porque o tema do projeto educativo de turma, este ano letivo, é “Mãos pela Vida, Mãos pela Natureza”. No cartaz, está também presente o logotipo da nossa escola e o lema da Edding Portugal: “assumindo responsabilidades para o mundo de amanhã”. A pintura com recurso ao lápis de cor foi a técnica escolhida e utilizada pelos alunos para a construção deste trabalho. Todos os elementos do cartaz foram contornados com marcadores pretos (que em fim de vida serão depositados na Return Box), para realce dos mesmos.
Os alunos, entre si, acordaram colocar o cartaz de divulgação, por eles criado, no refeitório da escola, estando desta forma visível a toda a comunidade escolar. Em articulação com o projeto “Facebook”, realizaram uma publicação na página a escola, como forma de divulgação e apelo à recolha de canetas/marcadores por parte da nossa comunidade cibernética, que já ascende aos 1100 seguidores.
Por sua vez, os alunos decidiram colocar a Return Box na entrada da escola junto aos serviços de secretária, por forma a estar mais acessível a todos (alunos, professores, auxiliares, funcionários, motoristas, pais, famílias e amigos).
A elaboração deste trabalho contou com a participação dos alunos ao longo de todo o processo, que, de uma forma individual e apoiada/orientada pelo adulto, colaboraram dentro das suas capacidades/competências, promovendo a inclusão de todos neste desafio.
Com a realização desde trabalho/desafio foi possível: desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da educação ambiental para a sustentabilidade; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; informar a comunidade escolar sobre a existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida e; desenvolver a criatividade.
Este desafio ao longo da sua elaboração, também foi sendo divulgado na página do Facebook da Escola (processo e produto final).

Fotografia da localização do cartaz e da return box: