RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 Nº2 de Elvas (Elvas)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O cartaz foi elaborado por quatro alunos da turma D do sétimo ano, em aulas de Educação Visual. Antes de iniciar o trabalho, os alunos visionaram os vídeos alusivos ao desafio Edding – Return Box e tiveram acesso às condições de participação no concurso de cartazes, bem como à descrição da atividade.
Para dar largas à sua imaginação, tiveram liberdade para reunir opiniões dos colegas do grupo, deliberar, consultar a biblioteca e investigar no espaço exterior da escola. Com divisão de tarefas, os quatro alunos envolveram-se na criação do desenho, na pintura, na colagem e na escrita do texto.
Segundo os alunos, o desenho representa o seguinte: “A indústria que produz canetas, marcadores e todo o tipo de artigos existentes no mundo para nosso usufruto, também polui muito. Essa poluição, esses detritos, esses artigos em fim de vida concentram-se nas águas afetando os recursos hídricos, destruindo a vida animal e vegetal, sujando o planeta. Porém, o sol brilhou e chegou uma boa notícia! A Return Box é a solução para os materiais usados na escola e não só. Como um monstro que se alimenta de canetas e marcadores, a Return Box vem à escola tomar as suas “refeições” e impedir que estes materiais sejam lançados no planeta e se espalhem nas águas. Se nas escolas todos alimentarmos o “monstro” Return Box, estaremos a contribuir para um mundo melhor, mais puro e mais limpo.”
A caixa foi colocada em local visível, na Biblioteca Escolar, que é o espaço mais visitado e frequentado diariamente pela comunidade escolar, tendo sido também colocado em local de passagem para salas de aulas e junto aos serviços. O cartaz foi enviado, em suporte digital para o e-mail institucional dos alunos, pessoal docente e não docente e encarregados de educação.
P.S. Não foi possível digitalizar o cartaz porque a máquina não tem capacidade para as dimensões do cartaz (A2), pelo que foi feita foto.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: