RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio Return Box foi-nos lançado no 1.º Conselho Eco-Escolas por uma das convidadas presentes, que já tinha aderido ao projeto.
A investigação sobre o tema foi feita no enquadramento do desafio, perguntando aos alunos o que é que faziam com as canetas em fim de vida e se sabiam que estas podiam ser recicladas. Após as suas respostas, foram informados da existência de um local onde era feita a referida reciclagem e que, na escola, existia uma caixa, a Return Box, onde era feita a recolha.
Este desafio foi amplamente difundido por todas as turmas da escola desde o pré-escolar ao 1.º ciclo, por um grupo de alunos que ficou responsável pela sensibilização dos colegas para a reciclagem de todos os marcadores/canetas.
Os alunos da educação especial, das turmas ATG3 e ATG5 ficaram responsáveis pela elaboração do cartaz que foi afixado junto à Return Box.
No átrio da escola foi colocada a Return Box com o respetivo cartaz, onde os alunos, à medida que iam gastando os seus marcadores, os depositavam. Algumas turmas optaram por construir as suas “Return Box” de sala.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Return Box e cartaz