RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária João de Deus (Faro)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Apresentação do trabalho:
O trabalho apresentado foi realizado no âmbito do desafio RETURN BOX promovido pela Edding Portugal e em parceria com o Programa Eco-Escolas. O trabalho consiste num cartaz em formato digital, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a necessidade de reciclar os marcadores usados colocando-os na RETURN BOX da Edding Portugal.
Investigação sobre o tema:
A Coordenadora do Programa Eco-Escolas propôs o desafio de participação dos alunos do curso profissional de Markting do 10º ano nesta atividade.
Foi apresentado aos alunos o Programa Eco-Escolas e o Desafio da Edding Portugal relativo à RETURN BOX que utilizamos na Escola Secundária João de Deus, na sala de professores, onde são depositados, desde o ano letivo trasato, os marcadores vazios usados pelos docentes no quadro branco das salas de aula. A Escola Secundária João de Deus pretende alargar a participação na separação dos resíduos aos alunos e, por isso, propôs aos alunos o desafio de criar um cartaz que divulgasse a iniciativa e propusesse um local adequado à instalação do mesmo.
O Desafio Edding foi apresentado à turma do 10ºL da Escola Secundária João de Deus e foi realizado em DAC entre as disciplinas de Publicidade e Relações Públicas (PRP) e Comunicação Gráfica (CG). Para desenvolver o trabalho, os alunos realizaram uma investigação sobre a importância da reciclagem de marcadores, vantagens deste comportamento e sobre os impactes ambientes envolvidos na produção e descarte dos marcadores.
No cartaz apresentado a concurso, os alunos optaram por usar o tipo de letra Impact para criar impacto no slogan “Reescreve” e em baixo a completar o slogan utilizaram a fonte Amsterdan One “O teu futuro”.
O cartaz é composto por um planeta Terra segurado por duas mãos com a Return Box em cima do planeta, no centro, a simbolizar a natureza e a importância de reciclar os marcadores. Os alunos colocaram um blur verde a destacar o planeta e ao lado um dos marcadores que pode ser reciclado.
Os alunos escreveram à direita, “Coloca os marcadores na caixa e faz a diferença”, com o tipo de letra Sweet Apricot e no canto inferior direito o local onde se encontra a Return Box com o mesmo tipo de letra (reprografia).
Envolvimento dos alunos:
Os alunos envolveram-se ativamente neste projeto, pesquisaram a informação, discutiram ideias e opiniões e colaboraram na criação do cartaz que será divulgado através da página do Agrupamento.
Forma como a Return Box foi divulgada:
Os alunos divulgarão a Return Box na página do Agrupamento de Escolas João de Deus com o objetivo de, no próximo ano letivo (2024/2025), se iniciar a recolha dos marcadores por parte dos alunos juntando a recolha dos marcadores realizada pelos professores, e que são recolhidos na sala de professores.
No início do próximo ano letivo os alunos apresentarão o projeto nas diferentes turmas, explicando a importância da reciclagem dos marcadores e incentivando a utilização da Return Box e partilharão a informação nas redes sociais do Agrupamento.
Local onde a Return Box foi colocada:
A Return Box será colocada na reprografia da Escola Secundária João de Deus, por este ser um dos locais mais visitados da escola quer por alunos e quer por docentes. A Return Box estará acompanhada do cartaz realizado pelos alunos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

A atividade de recolha de marcadores e outro material de escrita continua a ser realizada. O recipiente de recolha seletiva com o objetivo de envio para reciclagem encontra-se na sala de professores e foram enviadas três caixas de marcadores.