RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Gavião (Gavião)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A participação da turma do 11ºA (Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e de Técnico de Restaurante/Bar) no desafio Edding|Return Box, proposto pelo programa Eco-Escolas, enquadra-se num cenário de aprendizagem intitulado “Todos juntos por um mundo melhor!". Este cenário, sob a temática do ambiente e sustentabilidade, foi desenvolvido ao longo do ano letivo com base na metodologia Design Thinking, tendo o currículo das disciplinas envolvidas (Área de Integração, Português, Tecnologias de Informação e Comunicação e Inglês) sido articulado de forma dinâmica e tendo os professores desempenhado o papel de mediadores ao longo de todas as fases do processo – sentir, imaginar, criar, partilhar.
Ao longo do ano, os 18 alunos visualizaram documentários, analisaram textos de diversas tipologias sobre o tema, exploraram jogos pedagógicos, descobriram a sua pegada ecológica e investigaram sobre a importância da reciclagem, tendo inclusive dinamizado algumas atividades com algumas turmas dos 1º e 3º ciclos.
Assim, a criação do cartaz em formato digital, na aplicação “Canva”, para participação no desafio Return Box, foi a última tarefa deste cenário de aprendizagem, concretizada na disciplina de Inglês, em versão bilingue, aquando do desenvolvimento do módulo “O mundo à nossa volta”. Os alunos começaram por explorar a página eletrónica do desafio: visualizaram os vídeos, leram o regulamento e debateram como participar, tendo sido de imediato unânimes sobre o local onde a Return Box deveria ser colocada: junto à reprografia/papelaria da escola, uma vez que esta se situa no bar/sala de alunos, o que significa que é um local de grande visibilidade e frequentado por todos: alunos, professores e pessoal não docente.
Quanto à metodologia de trabalho, deu-se voz aos alunos, tendo estes decidido que iriam trabalhar em grupo e que, no final, cada grupo partilharia o seu cartaz para seleção do vencedor. No entanto, no momento da partilha, consideraram que todos os cartazes apresentavam elementos interessantes e criativos que, caso fosse selecionado apenas um vencedor, não constariam do cartaz a submeter a concurso. Optaram, assim, por criar um novo cartaz que integrou aqueles que consideraram ser os melhores elementos do cartaz de cada um dos grupos. O resultado final traduz a colaboração da turma e reflete um verdadeiro trabalho de equipa, incluindo o contributo de todos e cada um!
Por fim, após o cartaz ter sido impresso, foi com grande orgulho que a turma foi afixá-lo e colocar a caixa no lugar definido, a qual suscitou, de imediato, a curiosidade dos alunos que por ali passavam, tendo estes garantido que lá iriam colocar o seu material de escrita já usado! Os alunos solicitaram ainda aos docentes de Cidadania e Desenvolvimento a divulgação da Return Box nas várias turmas, desde a educação pré-escolar ao secundário profissional.
Turma: 11ºA (Cursos Profissionais de Técnico de Desporto e de Técnico de Restaurante/Bar)
Professora: Sílvia Serrano

Fotografia da localização do cartaz e da return box: