RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A apresentação do desafio e objetivos da ”return box” à comunidade escolar da E.B. de Ferrel foi levada a cabo com o apoio do cartaz. Foram promovidas campanhas de sensibilização pelos representantes eco-escolas da turma. Alertámos para a sustentabilidade, para a importância da prática diária dos 3R’s mas, mais especificamente, para a possibilidade de podermos passar a dar uma nova vida às canetas, aparentemente disfuncionais.
Durante a apresentação/sensibilização foram experimentadas, em contexto de sala de aula, as canetas dos alunos. De forma a criar maior impacto e sensibilidade para o desafio, as canetas que já não se encontravam funcionais foram, de imediato, depositadas na ”box”, à qual todos os alunos já estavam familiarizado, pelo facto de a mesma se encontrar posicionada num local privilegiado do edifício, por este ser de passagem obrigatória e de fácil acesso.
O cartaz foi elaborado em formato papel e fotografado. O verde é a cor que predomina no mesmo por remeter para a Natureza e para o compromisso assumido pela Edding, desde a sua fundação, em minimizar o impacto ambiental resultante da produção dos seus materiais. Os corações pintados em forma de puzzle indicam que quando se trata de reduzir a pegada ecológica “todas as peças têm que encaixar” para que o resultado seja o esperado. O título e slogan surgem da junção das palavras “sustentar”+“tinta”, daí a pseudopalavra “Sustinta”. No rodapé, a contagem decrescente (“4,3,2,1) remete para a importância do impacto ambiental de todas as pequenas ações. O desafio culmina com a ideia, na bolsa transparente, num conjunto de inúmeras folhas de cartolina verde (resultantes da furação da moldura, em forma de folhas, visível no cartaz) e corações verdes, simbolizando a urgência de cuidar do Planeta Terra.
Este foi um desafio aliciante em que a comunidade escolar percebeu que muito podemos e temos, ainda, a fazer pela longevidade do terceiro elemento em órbita do Sistema Solar.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: