Colégio da Gandarinha (Oliveira de Azeméis)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
As crianças visitaram o site dos projetos Eco-Escolas, onde encontraram o desafio Edding – Return Box. Na página, visualizaram os vídeos disponíveis e foi-lhes transmitida toda a informação para a participação no concurso. Esta participação foi comunicada às famílias, com o intuito de que esta fosse abrangida a toda a comunidade educativa. Assim, para além de marcadores e outros materiais utilizados na escola (gastos), também em suas casas, as crianças teriam a oportunidade de recolher o material usado e colocá-lo na nossa “Return Box”.
Foi escolhido o local para colocar a “Return Box”: o hall de entrada da creche e jardim-de-infância. Aqui foi colocado, inicialmente, o cartaz que acompanhava esta “caixa”. Foram, ainda, improvisadas pequenas caixas de papelão nas salas para que se recolhesse o material e, no final do dia, fosse colocado na “Return Box”, tal como acontece com os ecopontos das salas (rotina diária).
Em conversas de grande grupo, foram partilhadas ideias e opiniões. Destes momentos, chegou-se à conclusão que o cartaz iria ser elaborado na sala de TIC, de forma a construí-lo digitalmente, sem desperdiçar material. Ideias: Usar a cor verde, tirar uma foto simbólica com o planeta terra e com marcadores; usar uma frase/slogan que fizesse rima; seguir os critérios pedidos.
O resultado final do cartaz a concurso foi apresentado a toda a comunidade educativa. Aqui foi relembrada a necessidade de refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: