RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades (Oliveira de Frades)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio de elaboração de um cartaz, que informasse todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados, foi apresentado e proposto às turmas de 11.º e 12.º anos do Curso Profissional de Programadores de Informática. Feita a proposta aos referidos alunos iniciaram o trabalho de investigação e pesquisa de designs e conteúdos relativos ao tema e integrados nos módulos dos cursos: informática noções básicas (11.º) e plano de negócios e criação de pequenos e médios negócios (12.º). Os alunos empenharam-se e apresentaram diversos cartazes bastante apelativos e que cumpriam os requisitos do regulamento. Entre estes, as professoras e as coordenadoras do programa Eco-Escolas procederam à seleção do que iria a concurso. Este, ainda foi submetido a algumas sugestões de melhoria que foram bem recebidas e acatadas.
A "Return Box" original está colocada, na loja do aluno por ser um local de fácil acesso e que todos frequentam. Como a recolha estava a ter muita adesão foi criada outra “Return Box”, pelos jovens monitores da Biblioteca Escolar, que foi colocada no espaço destinado à divulgação do projeto na Biblioteca. A divulgação desta recolha foi feita logo no 1º Conselho Eco-Escolas. Recorremos ao cartaz original e ao realizado pelos nossos alunos, que se encontram afixados nos diferentes espaços do Agrupamento e serão também divulgados na página da escola e no blog da BE e do Projeto Eco-Escolas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: