RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Trigal de Santa Maria (Braga)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Esta atividade foi divulgada aos alunos do 2º e 3º ciclo, principalmente através dos docentes de Ciências Naturais nas suas aulas, sensibilizando para a recolha de resíduos, que devem ser separados e posteriormente reciclados, promovendo assim práticas ambientais mais sustentáveis.
Também foi divulgada aos alunos do 1º ciclo e pré-escolar do agrupamento, tendo os docentes sensibilizado para a utilização de material mais sustentável e promovido a recolha de marcadores usados nas suas salas.
Inicialmente, os alunos do Clube do Ambiente investigaram e verificaram que como os marcadores são de plástico este material poderia ser reciclado. Construíram uma caixa provisória que foi colocada na entrada do pavilhão B. Quando a caixa definitiva chegou à escola foi colocada na Biblioteca com o respetivo cartaz, conforme proposta apresentada pelos alunos que participaram no Conselho Eco-Escolas, realizado em fevereiro.
Este cartaz foi feito por um grupo de alunos do 7º ano, orientados pelo professor de Educação Visual.
Foram usados desenhos de 3 marcadores com balões de BD dizendo “recicla!” em três línguas (as que se aprendem nas aulas).
O título “canetas e marcadores no lixo, não!” (em cartolina amarela) alerta de imediato para a possibilidade de reutilizar marcadores.
A cor laranja do cartaz mostrou-se ideal para dar visibilidade à mensagem visual.
No cartaz está incluída a imagem da caixa à direita.
A frase inferior indica a localização da “RETURN BOX”, na Biblioteca da nossa escola.
Escola Básica Trigal de Santa Maria/Tadim
11 Abril 2024

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Cartaz e caixa RETURN BOX na Biblioteca da Escola