RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Oga Mitá (Porto)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O “Desafio Edding I Return Box” foi assumido pelas crianças da turma de 3, 4 e 5 anos com a orientação da educadora e da assistente técnica.
Como iniciou o projeto?
A turma designada como Apolinhos/Cosmos, está envolvida em múltiplos projetos relacionados com a sustentabilidade e por conseguinte criaram um grupo designado como Eco Patrulha. No Oga Mitá e na comunidade escolar, todos reconhecem a missão da Eco Patrulha. Todos os seus membros têm como missão, estarem atentos aos bons comportamentos ambientais e divulgá-los.
Com o lema “Um por todos e todos pela Natureza”, a sua intervenção centra-se não só no espaço escolar como junto das famílias.
Assim sendo, o projeto “Desafio Edding I Return Box” veio de encontro aos interesses e ideais proclamados por todos.
Em grande grupo, conversamos sobre o que faziam com as canetas gastas e depois de escutarmos todos, iniciamos o visionamento do filme “Desafio Edding I Return Box”.
Planificação do cartaz:
Em grupo discutimos ideias sobre que informação seria importante partilhar com todos aqueles que visualizassem o cartaz. Assim, brincamos com as palavras, fomos descobrindo rimas (tão do interesse do grupo).
Com a pergunta “como vamos fazer para partilhar e fazer voar a ideia por todos e pelo planeta?” uma das crianças sugeriu a abelha.
Concretização do cartaz:
Desenho e pintura de uma imagem do planeta.
Através de uma narrativa de faz de conta criamos o percurso da abelha e a mensagem intrínseca sobre o lugar onde reciclar as canetas.
O passo seguinte, foi o trabalho de expressão plástica (recorte, colagem e pintura).
As informações mais especificas sobre o “Desafio Edding / Return Box” foram impressas e explicadas às crianças. Todas as colagens, assim como a escrita do slogan foi da responsabilidade das crianças.
Divulgação:
A divulgação foi feita pela Eco Patrulha por todas as salas e famílias do Oga Mitá.
As crianças foram capazes de explicar o projeto e de decidir a melhor localização para afixar o cartaz, no espaço do Oga Mitá.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: