RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Vilela (Paredes)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O cartaz apresentado foi elaborado pelos alunos do 10ºVD, aceitando o desafio do Programa Eco-Escolas, ABAAE e parceira edding. Assim, a turma refere o seguinte: "o cartaz que elaborámos tem como objetivo promover a reciclagem de marcadores, utilizando o slogan "Sê o Campeão na separação de resíduos!". Optámos por um fundo com textura e cor castanha como a de um cartão, para transmitir uma sensação orgânica e ecológica de reutilização de materiais. Na lateral esquerda do cartaz, representámos peças de quebra-cabeça, simbolizando o gesto de cada um e de todos como parte fundamental na contribuição de atos comuns, partindo de cada um e de todos, pelo ambiente, pelo Planeta, formando um todo, destacando a importância da reciclagem dos marcadores em fim de vida. O cartaz também inclui informações sobre o local de recolha dos marcadores usados, na caixa Return Box que se encontra no bloco A junto da reprografia, secretaria e Cantinho da Reciclagem. O cartaz apela e incentiva a comunidade escolar a participar ativamente no processo de reciclagem e encaminhamento correto dos resíduos, sendo os campeões da reciclagem, em casa, na escola, na comunidade. O design foi elaborado digitalmente, garantindo uma apresentação visualmente atrativa, inclusiva e moderna, o fundo azul simboliza o planeta Terra. As mãos simbolizam, a passagem da “mensagem”, do testemunho e exemplo entre todos para a contribuição de um ambiente mais sustentável. O cartaz foi afixado, conforme o regulamento, junto da caixa de recolha, no cantinho da reciclagem. Foi elaborado e passado um aviso a todas as turmas incentivando à campanha de recolha de marcadores. O vídeo de acompanhamento do projeto foi visualizado nas aulas de Cidadania das diferentes turmas como mote ao início do programa de recolha e incentivo à correta reciclagem dos marcadores em fim de vida."

Fotografia da localização do cartaz e da return box: