RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EBI de Freixo (Ponte de Lima)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O trabalho apresentado no âmbito do Projeto “Return Box”, foi realizado pelas turmas do 1º ciclo da Escola Básica de Freixo.
O trabalho de pesquisa foi dividido pelos alunos das diferentes turmas envolvidas no projeto, para posteriormente se fazer um “debate” em Assembleia de Alunos a fim de apresentarem as conclusões a que chegaram.
Começaram por investigar a possibilidade de reciclar as esferográficas e marcadores, perceber qual o impacto ambiental no nosso Planeta se não os reciclarmos, conhecer os seus constituintes e a sua origem e finalmente em que novas matérias-primas se transformam os resíduos dos marcadores e esferográficas.
De seguida, com a finalidade de colocar a “Return Box” de uma forma atrativa e divertida, apelando à curiosidade de todos, os alunos decidiram construir um robot com material recuperado. Esta escolha deveu-se ao facto de a temática da robótica estar inserida no Projeto Educativo do Agrupamento. Posteriormente fez-se um estudo com o intuito de perceber o local ideal para colocar a “Return Box” e concluiu-se que seria a Biblioteca, por este ser um local por onde passam todos os alunos.
Os alunos, através de uma aprendizagem informal, participaram de forma ativa nas pesquisas, mostrando-se motivados, empenhados e críticos.
Para a divulgação da “Return Box” à Comunidade Educativa, foi elaborado um cartaz alusivo ao projeto na plataforma online “Canva”, afixado em diversos locais da Escola sede. Para além disso, o projeto foi também divulgado nas diferentes redes sociais do Agrupamento de Escolas de Freixo e no Jornal digital “Comunica” (Jornal do AEF).
Em relação ao cartaz, os alunos envolvidos optaram por uma imagem simples e atrativa em que a mensagem principal fosse a responsabilidade cívica de cada indivíduo na proteção e preservação do nosso Planeta, de forma a contribuirmos para um futuro melhor.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: