RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB1 de Pinheiral (Guimarães)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A adesão ao desafio Edding da Return Box foi pensada numa perspetiva de abrir a sala de aula a novas ideias, proporcionando uma aprendizagem partilhada, promovendo nos alunos uma visão holística do conhecimento e o desenvolvimento de competências significativas.
Este desafio implicou uma organização e planificação de aula conjunta, entre a docente de Inglês do 1º Ciclo e o Professor Titular da turma de forma a incentivar os alunos a elaborarem um cartaz bilingue onde constassem as informações solicitadas para depois ser disponibilizado a todos os elementos na escola de modo a informar sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados. A atividade teve como objetivo desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade; promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos; informar a comunidade Escolar sobre a existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida e desenvolver a criatividade.
Os alunos fizeram pesquisa orientada na internet, aprenderam vocabulário na aula de inglês ligado à reciclagem e fizeram projetos em pequeno grupo com a inclusão dos elementos solicitados recorrendo a ilustração, pintura, recorte e colagem. O cartaz final integrou elementos dos cartazes elaborados em pequeno grupo juntamente com as informações necessárias à sua divulgação, de acordo com o regulamento.
No âmbito da auditoria ao projeto eco escola, efetuada por técnicas da DGEstE, tem vindo a ser aconselhada a articulação do programa em desenvolvimento na escola com a disciplina de Inglês, com o objetivo do enriquecimento vocabular dos alunos. Mais especificamente, na integração dos principais vocábulos ligados ao projeto eco escolas também na língua inglesa. Desta forma, esta articulação foi possível neste projeto/desafio uma vez que o conteúdo abordado foi a reciclagem e o que é possível ser feito para ajudar a salvar/proteger o nosso planeta.
Foi promovido um trabalho colaborativo e cooperativo entre os alunos, no sentido de uma política comum de preservação do meio ambiente escolar e natural.
A atividade foi bem conseguida, tendo alcançado os seus objetivos iniciais: o envolvimento dos alunos nas tarefas, a correta realização das mesmas e um contacto com a língua inglesa mais personalizado e num contexto muito real. As atividades foram pensadas e desenvolvidas com o propósito de intervisão: planificação, concretização conjuntas, reflexão e discussão.
O Cartaz e a Return Box foram colocados na biblioteca escolar tendo tido grande adesão por parte de todas as turmas e tendo sido recolhidas grandes quantidades de marcadores.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Turma que realizou o cartaz que está colocado na biblioteca.