RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária do Castêlo da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A atividade foi divulgada a todas as turmas de 8º ano da escola, nas disciplinas de Educação Visual, Português e Cidadania permitindo que todos os alunos tivessem a oportunidade de participar.
Para garantir a máxima visibilidade e envolvimento da comunidade escolar, o desafio foi divulgado no portal do Agrupamento e os cartazes foram colocados no átrio principal (placard Eco-Escolas), no átrio junto ao Centro Qualifica e na sala de professores. A "Return Box" foi colocada no Bloco 1 da escola, no átrio junto ao Centro Qualifica, um local de grande circulação, facilitando o acesso e incentivando a participação de toda a comunidade educativa na reciclagem dos marcadores. Os alunos investigaram o tema através da visualização de vídeos, incluindo os disponíveis no âmbito do desafio, tendo revelado empenho e criatividade na elaboração dos trabalhos.
De todos os cartazes elaborados pelos alunos, os professores orientadores e as coordenadoras Eco-Escolas selecionaram um para representar a Escola. Relativamente a este, o aluno que o construiu descreveu o seguinte: “O que me levou a escolher as imagens deste cartaz foi o tema da reciclagem. A cor verde é a cor da natureza, a imagem dos ecopontos remete para a reciclagem e servem para reciclar; o título/slogan foi a ideia de colocar as canetas Edding na "Return Box", podendo assim reutilizá-las, em vez de colocá-las noutros caixotes que não permitem a sua reutilização.
O texto baseia-se no apelo à colocação das canetas na "Return Box" com a imagem da caixa indicando o local onde colocar as canetas”.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: