RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio da elaboração do cartaz foi muito bem aceite pela turma 9º4, no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento. Numa primeira fase, os trabalhos passaram pela compreensão deste conceito Return Box e quais as potencialidades e vantagens oferecidas. Seguidamente, trabalhamos em torno dos materiais audiovisuais propostos para depois, dar início à produção e elaboração do cartaz solicitado. Ao longo das aulas, à medida que os vários grupos de trabalho trabalhavam na aplicação Canva na produção do seu cartaz, alguns dos alunos aproveitaram a dinâmica do trabalho e trouxeram alguns marcadores usados que tinham em suas casas. Após finalização do cartaz, foi feita a eleição pelos vários professores pertencentes à equipa Eco-Escolas, posteriormente a sua impressão e respetiva alocação em vários pontos estratégicos da escola de modo a informar sobre a existência da caixa e qual a sua finalidade. Quando a caixa chegou à escola, esta foi colocada junto à reprografia. Para além da informação ter sido “espalhada” pela escola, conforme já foi dito, a mesma foi publicada no espaço das redes sociais do agrupamento, nas contas Instagram e Facebook de modo a alcançar um público maior. Com esta atividade, pretendeu-se não só para alertar e sensibilizar para a importância da reciclagem e reutilização como também, para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: