RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Materiais e Tecnologias, por sugestão da Coordenadora Eco-Escolas, propôs-se à turma de Artes Visuais, do 12.º ano, a elaboração do cartaz, sob a forma de projetos individuais de trabalho.
Após a visualização dos vídeos referentes ao concurso - de apresentação do desafio e sobre a sustentabilidade na Edding -, foi exibido o documentário “Waste Land” (“Lixo Extraordinário”, na versão brasileira), que relata o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz com catadores de material reciclável num dos maiores aterros sanitários do mundo, e, após troca de ideias entre alunos e professor, estabeleceu-se que a mensagem do filme serviria de inspiração para a abordagem que deveria ser feita a este concurso do Projeto Eco-Escolas.
Estabeleceu-se como condição prévia que os cartazes deveriam incorporar, na medida do possível, materiais recicláveis e desenhos originais, que poderiam ser conjugados com outros elementos, sob a forma de colagens, no formato estabelecido pelo regulamento.
O cartaz escolhido, sintetiza o que era pretendido: cumpre o regulamento, tem impacto visual, usa materiais recicláveis (pedaços de papéis diversos e de plástico PET), foi elaborado com recurso ao desenho manual, embora na parte escrita tenha sido usada a composição digital, e incorpora a imagem da Return Box.
Como resultado final, obteve-se uma composição visual, com recurso à colagem dos elementos anteriormente descritos, que apela à reciclagem, não só na mensagem escrita, mas também, de forma implícita, pelo recurso a materiais recicláveis.
As cores escolhidas apelam à Natureza e à harmonia desejável para o planeta, conjugando-se a colagem com meios atuantes diversos, como guaches, marcadores e lápis de cor.
Concluído o cartaz, este foi afixado em local de destaque, no átrio principal da escola, uma zona do edifício frequentada por toda a comunidade escolar. A Return Box ficou disponível para todos poderem contribuir, noutro átrio, junto a uma assistente operacional que, com frequência, solicita a contribuição para a reciclagem em causa.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: