RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Búzio (Vale de Cambra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A imagem de fundo do cartaz mostra a necessidade de preservar o planeta Terra a partir da reciclagem de materiais, nomeadamente, os marcadores em fim de vida, representados pelas diferentes cores do cartaz. O símbolo da reciclagem contém também a Return Box estando implícita a mensagem que se pretende passar: “Reciclar é respeitar”.
Foi proposto o desafio para elaboração do cartaz alusivo à campanha de recolha de marcadores - Return Box, aos alunos da turma 6º F. A ideia foi aceite com muito entusiasmo tanto pelos alunos como pelas docentes das diferentes disciplinas. Foi elaborado um plano de trabalho a ser desenvolvido nos seguintes moldes:
- Na disciplina de Oficina de Ciência Viva a docente apresentou o regulamento do desafio e os alunos assistiram aos vídeos ambos disponibilizados na página ABAE Eco-Escola (2023-2024 | PROJETOS ECO-ESCOLAS | Desafio Edding – Return Box);
- Pesquisaram informação sobre a temática – Sustentabilidade e Reciclagem em diferentes fontes (disciplinas de Português e Ciências Naturais);
- Na disciplina de TIC, a turma foi dividida em 6 grupos de 3 ou 4 alunos, tendo cada grupo as tarefas de criação de uma frase; esboço e elaboração do cartaz através plataforma online de design e comunicação visual Canva.
- Os seis cartazes elaborados foram impressos, em tamanho A2 (oferta do Encarregado de educação) e foram afixados para serem divulgados na escola e sujeitos a um concurso para seleção do cartaz vencedor. Este concurso realizou-se no Dia Eco-Escola da nossa escola.
- Foi atribuído um prémio aos alunos do grupo vencedor (Livros oferecidos pela Porto Editora).
O cartaz foi posteriormente afixado em diversos espaços escolares de forma a sensibilizar toda a comunidade escolar para a recolha dos marcadores para reciclar. A equipa Eco-Escolas solicitou a todos os professores da escola para reforçarem a importância desta recolha nas suas aulas, solicitando aos alunos que se envolvessem.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: