RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto destinou-se à criação de um cartaz para o Concurso Return Box do Programa Eco-Escolas.
Primeiramente, aos alunos foram apresentados os critérios para a estrutura de um cartaz, nomeadamente, o tema e a mensagem, a ilustração, e o texto, assim como o tipo de papel, de letra e a apresentação que pretendiam, assim como o público alvo.
Após a exploração da estrutura de um cartaz, fez-se um brainstorming do projeto Eco-Escolas. O que significa, o que se pode fazer e ajudar em casa e na escola. Com as ideias partilhadas, tirou-se um momento para um pequeno debate de sugestões sobre o tema e como poderiam passar a mensagem através de palavras e imagem.
Seguidamente, foi apresentado o vídeo do Desafio Edding, para que os discentes compreendessem a mensagem o objetivo final. Antes do inicio do processo criativo do cartaz, o professor explorou o regulamento para a realização da atividade.
Desafio Edding 2023-2024 (youtube.com)
Após a pesquisa, articulação de conhecimentos e reflexão sobre os critérios a ser cumpridos, indicados pelo Programa Eco-Escolas, deu-se início ao trabalho prático.
Os alunos, após algumas tentativas acabaram por conseguir simplificar e estruturar o cartaz com a mensagem que se pretendia utilizando lápis de carvão, lápis de cores e/ou marcadores.
Pretendeu-se incluir a caixa do Return Box com as cores vivas do Eco-Escolas e da multiplicidade de cores das canetas existentes no seu material escolar.
Facilmente apreenderam que reciclar tem uma extrema importância para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Neste trabalho do cartaz, participaram 20 alunos da turma E do 8.º ano de escolaridade que aplicaram as seguintes técnicas: ampliação e desenho, desenho por encaixe e texturas. Contudo, cada aluno fez um trabalho individual, como o apresentado e um trabalho foi selecionado para o concurso, outros foram expostos na escola para assinalar o local onde podem colocar as canetas.
Metodologia/Envolvimento dos alunos: Os intervenientes, para além de terem ampliado o seu conhecimento sobre a reciclagem num ambiente divertido, também tiveram a oportunidade de se envolver com a arte de uma forma única. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, estimulou a criatividade, o interesse pelo meio ambiente e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem.
Coordenação deste Projeto: Docente de Educação Visual em colaboração com as docentes do Programa Eco-Escolas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: