RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Ribeira de Neiva (Vila Verde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este projeto foi dinamizado na sessão semanal de Direção de Turma em articulação com o projeto Eco Escolas. Envolveu a turma do 8ºE da Escola Básica da Ribeira do Neiva, num total de 14 alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 13 anos. Foram orientados pela professora Sandra Pereira.
Numa primeira fase, os alunos foram alertados para a problemática dos resíduos e da importância da reciclagem e explorou-se os dois vídeos associados ao desafio.
Numa segunda fase, constituíram-se 5 grupos e cada grupo teve que fazer um cartaz obedecendo às regras do desafio.
Na fase final foram analisados todos os cartazes e, com a opinião das professoras de Educação Visual e de Educação Tecnológica, selecionou-se o cartaz que vai representar a escola no desafio.
O cartaz vencedor foi colocado junto à “Return Box”, na entrada da sala do aluno, num local de passagem de todos e, assim, de grande visibilidade. Decidiu-se, também, colocar cópias do cartaz nas salas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, atendendo à utilização frequente de marcadores nestas disciplinas.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: