RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Secundária de Alfena (Valongo)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Na procura de um futuro mais ecológico, no âmbito do Programa Eco-Escolas, a Escola Secundária de Alfena entrou neste projeto “Return Box”, pelo primeiro ano, com a participação de alunos do curso de Artes Visuais, do 12º ano.
Este projeto foi proposto à professora de Desenho A, que orientou os seus alunos no âmbito da sua disciplina.
Os alunos começaram por explorar a missão da edding no âmbito da reciclagem e o propósito das Return Box e procederam a uma análise detalhada do regulamento de forma a cumprirem com os requisitos solicitados. O slogan e a mensagem explica de forma clara e eficaz o objetivo da “Return Box”, incentivando a reciclar os marcadores usados em fim de vida e informando a comunidade escolar sobre a existência desta caixa e do local onde se encontra. Utilizaram ferramentas digitais, como Ibis paint, GIMP e Canva para realizar o projeto final. A paleta de cores gira em torno do habitual para a temática ecológica, para que o leitor do cartaz faça uma rápida associação à temática tratada pelo mesmo. Foram usadas técnicas de desenho figurativo e trabalhado o design e lettering para conceber uma experiência informativa aos recetores da mensagem.
O cartaz foi colocado num local de grande visibilidade por toda a comunidade escolar, junto à sala de professores, dado que são estes os que mais utilizam este tipo de material.
Com este projeto promoveu-se a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos e promoveu-se o desenvolvimento da criatividade.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: