RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Intervenientes:
Alunos do 6ºD da Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo
Coordenação deste Projeto: docente coordenadora do Programa Eco-Escolas e docente da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, professora Ana Rosa Bravo.
Metodologia / envolvimento dos alunos – Os alunos foram sensibilizados para presença da “RETURN BOX” como sendo uma caixa para recolha de marcadores usados (vazios ou velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Foi realizada uma pesquisa pelos alunos intervenientes, sobre recolha, reutilização (pelas recargas) e reciclagem de marcadores e afins, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
Os alunos escolheram o local onde a “Return Box” iria ficar para a recolha de canetas/marcadores e esferográficas. Decidiram que o mesmo era junto ao PBX e na papelaria por consideraram ser os locais mais adequados e atrativos para o projeto, pois é aí que a comunidade educativa em geral se movimenta o que facilita a entrega e o depósito destes .
Continuamos a fazer recolha até ao final do ano letivo e aguardamos os resultados, pois nós somos uma escola que prima pela reutilização em que promovemos a economia circular, permitindo um ciclo de vida dos produtos mais alargado, o que implica uma redução de desperdício de resíduos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: