RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica Frei João de Vila do Conde (Vila do Conde)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A edding Portugal, em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas, lançou um desafio que pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” - caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Neste seguimento, procedeu-se a uma leitura cuidada de toda a informação e normas referentes a este concurso e procurou-se desafiar os alunos da turma 8.º J, sob a orientação da professora da disciplina de Educação Visual, Susana Carvalho, e do Coordenador do Eco-Escolas, Joaquim Neves, para a elaboração de um cartaz para divulgação deste projeto.
Posteriormente, os alunos selecionaram os conteúdos mais pertinentes, para inserir no cartaz, com vista à sua divulgação, bem como à promoção/incentivo da sua utilização por parte de todos os elementos da comunidade escolar.
Em articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi, ainda, feita uma abordagem à importância da reutilização de materiais para a obtenção de novos objetos/projetos, sensibilizando-se os alunos para a temática do “Desenvolvimento Sustentável”. A par destas iniciativas, em contexto de aula, realizaram-se sessões de brainstorming, entre outras, para materialização do slogan do cartaz e para a seleção criteriosa de todos os elementos a aplicar. Assim, optou-se pela utilização da cor verde para o fundo do cartaz, por referência à tradição da Edding, desde a sua fundação em 1960; as imagens escolhidas vão ao encontro da estampagem na embalagem da "Return Box" e o lettering procura também respeitar a cor da edding. Este produto final resultou de diversos estudos, tendo em conta o equilíbrio entre todos os elementos icónicos e gráficos que o compõem.
A turma decidiu elaborar digitalmente o cartaz, na plataforma de design gráfico - Canva, a sua apresentação respeita integralmente os requisitos do concurso, nomeadamente, orientação vertical, tamanho A2 e formato jpeg.
A nível de escola, a divulgação terá lugar através do blog Eco-Escolas, na página web oficial do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde, nos blogs e site das Bibliotecas Escolares do Agrupamento e no projeto eTwinning "Sustainable Schools to Survive Climate Change". Será, também, afixado o cartaz, elaborado pela turma, num placard junto da caixa "Return Box", que será colocada no átrio da escola.
Os alunos envolveram-se de forma bastante positiva, cumprindo todas as etapas, com notável interesse, empenho e criatividade.
Esta experiência revelou-se muito profícua, não só ao nível da aprendizagem metodológica dos alunos, mas também ao nível da sua responsabilidade enquanto cidadãos e agentes promotores de um desenvolvimento sustentável.
Professora Susana Costa (docente de Educação Visual e de Educação Tecnológica)

Fotografia da localização do cartaz e da return box: