RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica D. Pedro I (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Numa aula de Assembleia de Turma, a Diretora de Turma apresentou um desafio proposto pelo Projeto Eco-escolas que foi abraçado, de imediato, pelos alunos do 8ºA, da Escola Básica D.Pedro I - a elaboração de um Cartaz «Return Box» que informe todos os elementos da escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
A turma foi então dividida em pares de forma a realizar a investigação sobre o tema para a elaboração do cartaz digital.
A professora apresentou o regulamento com as regras para a elaboração do cartaz e os alunos meteram mãos à obra.
Deste trabalho surgiram 14 Cartazes Digitais, todos diferentes e bastante criativos e apelativos e, no final, a turma votou no Cartaz Vencedor.
Foi ainda construído um texto divulgando a presença da «Return Box» no polivalente da escola, sensibilizando os alunos para aí colocarem todas as canetas e marcadores. Esse texto foi lido, pelos alunos, em todas as turmas da escola.
Os alunos gostaram muito deste projeto pois estão dedicados e envolvidos na separação de vários tipos de resíduos na escola (lâmpadas, rolhas de cortiça, pilhas, tampas plásticas e de metal, medicamentos fora de prazo, entre outros), no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Este projeto permitiu-lhes ainda adquirir conhecimentos e mudar certas atitudes, envolver os restantes colegas da escola e professores na importância de uma recolha seletiva, ser criativos e refletir sobre a importância de reutilizar diferentes recursos.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: