RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica André de Resende (Évora)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos das turmas A e B, do 8.º Ano, aceitaram o desafio que a Edding Portugal lançou em parceria com a ABAAE e o Programa Eco-Escolas, relativamente à elaboração de um cartaz para divulgação na escola da existência de uma caixa, a “Return Box”, para recolha de marcadores usados.
A professora de Educação Visual mostrou aos alunos o vídeo da apresentação do desafio assim como o vídeo sobre sustentabilidade na Edding, focando que a “Return Box” surge da preocupação da Edding com as questões de proteção ambiental, sendo a gestão de resíduos uma prioridade. Desta maneira, procurou sensibilizar os alunos e levá-los a refletir sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício de produtos. Para contribuirmos para a redução do impacto ambiental devemos escolher sempre produtos produzidos de forma sustentável.
De seguida, falou sobre a elaboração de um cartaz com a função de informar a comunidade escolar da existência da caixa “Return Box” para a recolha de todo o tipo de marcadores e material de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta. Além desta informação deveria constar no cartaz a localização da caixa assim como uma mensagem para sensibilizar e incentivar à reciclagem dos marcadores.
Foi utilizada a seguinte metodologia:
- os alunos começaram por fazer esboços individuais;
- posteriormente, com a orientação da docente, constituíram-se grupos (determinados pela afinidade das ideias esboçadas).
Dos cartazes elaborados foi selecionado aquele que enviámos a concurso e que foi afixado com a “Return Box” no polivalente da escola, sendo executado por duas alunas da turma A. Atendendo às dimensões da escola elaboraram-se diversas outras caixas para recolha dos marcadores, as quais foram colocadas em cada um dos pisos. A divulgação da "Return Box" foi efetuada por email.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: