RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O trabalho de elaboração do cartaz começou com um diálogo sobre o tema da reciclagem. Os alunos estão muito habituados a fazer a separação dos mais diversos tipos de resíduos. Por isso, quando perceberam que poderiam passar a separar também marcadores e outros materiais de escrita, ficaram entusiasmados por participarem neste desafio.
Começamos por investigar sobre a marca Edding, visualizando o vídeo disponibilizado, e percebemos que dispõe de uma grande variedade de produtos de material escolar e se preocupa com a produção sustentável dos mesmos.
Exploramos, de seguida, o site do Eco-Escolas e as regras de participação no desafio. A partir daqui, o trabalho prosseguiu em grupos de 6 alunos. Cada grupo idealizou um cartaz seguindo todas as regras. No final, os cartazes foram analisados em grupo-turma e foi elaborado um único com elementos de cada grupo.
O cartaz foi afixado pelos alunos no vidro da porta de entrada do patamar da escola (um local de grande visibilidade e de passagem de todos). A caixa foi colocada no polivalente, junto ao placard onde está exposta a informação sobre o Eco-Escolas. De seguida, o cartaz foi fotocopiado e afixado em todas as salas de aula. Para que a divulgação fosse mais eficaz, os alunos, em pares, foram apresentar e explicar a campanha nas outras salas.
Esta atividade revelou-se um sucesso, envolvendo todos os alunos da escola e as famílias.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: