RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária de Guia (Pombal)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
História em Banda Desenhada por Mónica Gomes (10ºano).
Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Agrupamento das escolas de Guia
Como foi proposto o projeto visa promover a consciencialização sobre a importância da reciclagem de materiais escolares onde podem ser colocados tipo de marcadores, ou instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo edding. Este projeto foi concebido como uma forma criativa utilizando como veículo/base da história em banda desenhada que é protagonizada por um cão castanho.
1. Inicialmente o projeto foi feito no papel mas por motivos estéticos, foi usada uma ferramenta de design gráfico, o Krita.
Foi criada uma história em banda desenhada protagonizada por um cão castanho. A história acompanha-se a jornada do cão ao descobrir uma RETURN BOX onde inicialmente ele questiona se é algo para comer, cheirar e chega a conclusão que é para reciclar.
2.⁠ ⁠O cão foi caracterizado de forma a transmitir expressões faciais cartoonescas que refletissem curiosidade, surpresa e compreensão ao longo da história. O cenário foi elaborado de modo a representar a natureza, com ênfase na presença da RETURN BOX.
3.⁠ ⁠A história foi desenhada em formato A2 para garantir os parâmetros pedidos. Como foi usado um ferramenta de design gráfico, foi possível uma utilização de cores vivas e detalhes semi-realistas contribuiu para uma experiência visual mista.
4.⁠ ⁠A banda desenhada irá ser exposta em locais estratégicos da escola, como corredores, salas de aula e áreas comuns, para garantir uma ampla visibilidade.
5.⁠ ⁠Foi disponibilizada uma "Return Box" na secretaria, onde os alunos podem ir depositar as suas canetas usadas para posterior reciclagem.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: