RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Centro Escolar de Arcos (Anadia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
À turma do 3º C, do Centro Escolar de Arcos, do Agrupamento de Escolas de Anadia, foi atribuída a tarefa de dar resposta ao projeto Return Box – Desafio Edding 23/24.
Primeiramente, os alunos assistiram a dois vídeos, um de apresentação do desafio e outro sobre a sustentabilidade Edding, o que lhes permitiu perceber que, ao abraçarem este projeto, seria uma ótima forma de ajudar a reduzir o desperdício e economizar matéria-prima no fabrico de novos marcadores. Nesse sentido, consideraram redutora a participação de uma só turma e lançaram o desafio a toda a comunidade educativa, através de um vídeo que realizaram e que solicitaram a cada um dos docentes titulares que o partilhasse com a respetiva turma. Posteriormente, numa aula de Artes Visuais, realizaram, com recurso a garrafas de água já usadas, potes para recolha de marcadores que distribuíram por todas as salas de aula, 15 no total, e apelaram, uma vez mais, à participação dos colegas, informando que, sempre que o pote distribuído estivesse cheio, a entrega dos marcadores deveria ser feita na sala nº 13, sala onde se encontrava a Return Box.
A realização do cartaz teve início com a leitura do regulamento, de forma que os alunos fossem conhecedores dos elementos que aí deveriam constar. Em grande grupo, numa aula de Português, selecionou-se um slogan que todos consideraram apelativo, bem como a mensagem a incentivar à reciclagem de marcadores usados. Depois, foi hora de colocar “mãos à obra” transpondo para o papel as ideias já delineadas. Por fim, foi afixado na portaria, local de entrada e/ou passagem de toda a comunidade educativa do nosso Centro Escolar.
Este foi um projeto que, desde logo, motivou os alunos, acima de tudo pela facilidade na sua implementação, pois desfazerem-se do material já gasto é algo que faz parte da sua rotina. Ao saberem que poderiam transformar um gesto habitual em algo grandioso que contribuiria para a proteção do planeta fê-los estarem envolvidos e entusiasmados em todas as fases deste projeto.
.3º C_Centro Escolar de Arcos
Prof.ª Susana Santiago

Fotografia da localização do cartaz e da return box: