RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola EB 2,3 da Maia (Maia)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
O desafio da “Return Box” foi apresentado à turma 6ºJ (2º ciclo do ensino básico) pela docente de educação visual e educação tecnológica no início do 2ºperíodo, que motivou desde logo atenção e a curiosidade dos alunos.
Inicialmente foram apresentados e explorados os vídeos disponibilizados sobre a sustentabilidade na Edding e o da apresentação do desafio. Logo de seguida, procedeu-se à leitura/interpretação com o grupo-turma do seu regulamento.
Foi solicitado aos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos realizassem um trabalho de pesquisa na internet sobre estes materiais riscadores, processos de transformação ou processos de fabrico dos marcadores.
Os alunos apresentaram, em formato digital, um breve trabalho sobre a pesquisa realizada. Foi promovido um debate na sala de aula e foi pedido aos alunos para falarem da importância da “Return Box” na nossa escola e selecionado o local onde deveria ser colocada: polivalente da escola, perto da papelaria.
Uma das coordenadoras do projeto EcoEscola do Agrupamento em parceria com a professora de educação visual apresentou a caixa de recolha de marcadores enviada, que foi também divulgada às outras turmas da escola envolvendo as disciplinas de cidadania e ciências naturais, apelando aos alunos para participarem na recolha de marcadores.
Para a conceção do projeto - Cartaz de divulgação da “Return Box”, os alunos pesquisaram imagens de diversos marcadores que são utilizados diáriamente pelos alunos/professores e outros que se encontram à venda no mercado. No diário gráfico foram realizados vários esboços destes materiais através do desenho de observação. De seguida, estudaram as caraterísticas que um cartaz deve respeitar e procurou-se desenvolver aprendizagens essenciais nos alunos relacionadas essencialmente como a comunicação, o sentido crítico e social e a importância da sustentabilidade.
Nas aulas de educação visual os alunos realizaram vários estudos sobre como criar um cartaz apelativo e eficaz visualmente. Estudaram a paleta de cores que fosse atrente e harmoniosa; preocuparam-se com o equilibrio e o contraste entre o fundo e o texto no cartaz. Após uma seleção cuidada dos estudos realizados, os alunos produziram os cartazes explorando diferentes técnicas nomeadamente, desenho, pintura e colagens.
O grupo turma 6ºJ envolveu-se bastante e apresentaram várias propostas de cartazes. Foi promovido um debate em sala de aula tendo sido selecionado pelos alunos da turma, por unanimidade, o cartaz realizado pelo aluno Samuel Sousa Maia. Foram tidos em conta vários aspetos:originalidade, criatividade e o impacto da mensagem. Os alunos da turma destacaram o trabalho deste aluno porque consideraram que ele é legível a diferentes distancias, os elementos estão distribuídos no cartaz de forma equilibrada, por ser visualmente atraente (utilizou alguns grafismos que nos lembram os “balões” da Banda Desenhada) e que destaca as informações importantes a serem percecionadas pelo público alvo (alunos, professores, auxiliares de ação educativa e pais/encarregados de educação).
Os vários cartazes foram também apresentados à comunidade escolar no Dia do Agrupamento (22 de março) em que todos os alunos/professores e auxiliares de ação educativa e pais/encarregados de educação, puderam votar no cartaz que mais lhes agradou tendo sido selecionado novamente o cartaz do aluno já referido – Samuel Maia (6ºJ).
Este projeto “Return Box” foi ainda integrado nas atividades do projeto Erasmus+ - “Art for Heart´s Sake” do qual o nosso agrupamento está envolvido e será divulgado aos alunos/professores da Letónia, Espanha, Croácia e Polónia que nele participam.
O cartaz e a caixa de recolha de marcadores têm estado expostos no local selecionado – polivalente (junto à papelaria), lugar de maior afluência de alunos/professores na escola. A comunidade educativa tem aderido de forma bastante participativa e já foram recolhidos uma quantidade significativa de marcadores diversos.
Este projeto foi mais uma iniciativa interessante do programa Eco Escolas, desafio da Edding Portugal que permite aos alunos tomar decisões assertivas e agir socialmente como cidadãos participativos e críticos, assumindo responsabilidades para com o seu futuro.

Fotografia da localização do cartaz e da return box:

Polivalente - Junto à reprografia