RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Este cartaz foi elaborado com um grupo de crianças de 5 anos do pré-escolar da Casa Vera Cruz. Em grande grupo, foi discutido com as crianças se estas tinham alguma ideia do que acontecia às nossas canetas quando estas deixavam de pintar. A maioria das crianças não sabia o que acontecia às canetas e houve outras que disseram que iam para o lixo. Uma criança referiu que a caneta era de plástico e por isso deveria ir para o ecoponto amarelo. Fomos descobrir... e nas pesquisas que fizemos percebemos que as canetas usadas devem ser colocadas no lixo indiferenciado e não no ecoponto. Sejam marcadores, canetas de feltro, de tinta permanente ou de escrita normal, as canetas não são embalagens e, por isso, não devem ser colocadas no ecoponto. No entanto, se forem para o lixo, as nossas canetas usadas vão demorar muitos e muitos anos a desaparecer porque são compostas por muitos plásticos. Então, o melhor seria tentar reutilizá-las: com alguma criatividade, podemos fazer colares, vasos, jogos, por exemplo. Mas, agora com a RETURN BOX há outra solução. Os nossos mercadores usados podem ser reutilizados ou reciclados. E na nossa escola já temos uma Caixa RETURN BOX. De seguida, as crianças foram desafiadas a criar um cartaz que alertasse toda a Comunidade Escolar para a existência desta caixa, onde poderiam todos colocar as suas canetas e mercadores. Decidimos fazer algo ligado à criatividade… porque com as nossas canetas e marcadores é-nos permitido expressar a nossa criatividade. E resolvemos criar uma “explosão” das nossas ideias criativas, alertando que se a tinta do marcador acabar, temos a possibilidade de reciclar. Assim sendo, as crianças fizeram uma sessão fotográfica imaginando que estariam a ter uma ideia genial, retratando expressões. Das fotos foram selecionadas as três que considerávamos serem as mais expressivas para o cartaz. Depois cada criança do grupo desenhou a sua ideia, que poderia ser um objeto, um animal, uma planta, uma forma, o que bem entendesse. A explosão de ideias foi realizada através da técnica de Pintura de sopro. Depois de coladas as imagens, foi retirada uma foto e o cartaz foi feito digitalmente no CANVA, onde foi inserida a mensagem: Tudo tem a cor que nós lhes queremos pintar… E se a tinta esgotar, toca a reciclar! Todo o processo de realização do cartaz foi exposto no corredor principal do pré-escolar, onde passa diariamente toda a Comunidade escolar e foi enviado para os Pais/Encarregados de Educação através da nossa plataforma educativa: Educabiz.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: