RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Os alunos do clube da saúde da escola prontificaram-se a responder a este desafio do Programa Eco Escolas. Posto isto, a docente de Projeto Criativo construiu com os alunos 7ºano uma estrutura com marcadores a colocar no cartaz para chamar a atenção para este recurso muito usado pelos alunos e que na maior parte das vezes no final da sua vida é visto somente como um resíduo a descartar e não como matéria-prima para novas utilizações.
Os alunos fizeram um levantamento de simbologia a colocar no Cartaz, assim como o tipo de mensagens a registar. Depois destas etapas foi organizado o Cartaz com uma distribuição gráfica apelativa, de modo a chamar a atenção, atrair a sua leitura e incentivar a comunidade educativa a reciclar os marcadores já gastos, colocando-os nas Return Box distribuídas nos três pavilhões da escola.
O cartaz de tamanho A2 foi colocado na entrada do polivalente (local de passagem de todos os alunos) e foram colocados mais cartazes (em tamanho A4) junto das Return Box nos pavilhões da escola, assim como na sala dos professores.
Com estes comportamentos/ações estamos todos a contribuir para a proteção ambiental e preservação dos recursos, para a sustentabilidade!

Fotografia da localização do cartaz e da return box: