RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A EB1 de Arganil é uma escola equipada com quadros brancos em todas as salas. Tem sido uma crescente preocupação em saber onde e como colocar as canetas depois de gastas. Como as canetas não são consideradas embalagens não devem ser colocadas nos ecopontos tradicionais.
Com o desafio da “RETURN BOX/Desafio Edding 2023-2024” surgiu uma solução para o nosso problema. As crianças das turmas do 1º ano foram estimuladas a desenvolver este desafio. Como ponto de partida visionaram e exploraram os vídeos disponibilizados na plataforma do ECO ESCOLAS: um de apresentação e outro sobre a sustentabilidade na EDDING.
Sob a orientação dos professores envolvidos, procedeu-se à sensibilização de toda a comunidade escolar, dando conhecimento da existência da caixa “RETURN BOX” de recolha de marcadores usados, assim como do local onde seria colocada.
Em grande grupo foi elaborado um 1º cartaz de divulgação, colocado junto da caixa, no corredor da entrada da nossa escola.
Posteriormente foram recolhidas ideias junto dos alunos, elaboradas planificações de possíveis cartazes e esboços de canetas da marca EDDING.
Finalmente, foram selecionados os melhores trabalhos e elaborado o cartaz final.
Os alunos mostram-se bastante recetivos e motivados, nomeadamente na divulgação e sensibilização para a concretização desta prática.

Fotografia da localização do cartaz e da return box: