RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica do Castro (Trofa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
Título: “Já se reciclam marcadores! Deposita-os na Return Box, sem hesitação. Faz parte desta missão, Transformando cores em renovação!”
Este trabalho foi elaborado por alunos do 7º ano escolaridade da Escola Básica do Castro. A Matilde e a Constança, criaram a personagem que está em destaque no cartaz e foram as que apresentaram a melhor ideia para este cartaz digital, no sentido de promover a “Return Box”. Essa caixa especial está localizada junto da Biblioteca Escolar e tem uma finalidade importante: a recolha de qualquer tipo de marcadores.
A empresa responsável pela “Return Box” está comprometida com a economia circular. Isso significa que, em vez de descartar os marcadores, eles serão reutilizados para produzir novos materiais. É uma forma inteligente e sustentável de prolongar o tempo de vida dos objetos.
O nosso primeiro “slogan” foi: “Transforma cores em renovação: recicla os teus marcadores usados e ajuda a Sofia na sua missão!”
A personagem que está desenhada no lado esquerdo do cartaz, foi apelidada de Sofia e, foi criada através do programa ibis Paint X. Todo o vestido encontra-se com diversas cores para simbolizar os marcadores. O tom de pele escolhido tenta incluir todas as etnias que normalmente são substituídas por um tom de pele mais claro.
Com os post its amarelos tentou-se representar o universo de ambiente de estudo/escolar.
No cartaz estão distribuídos 9 marcadores, 2 dos quais foram personalizados, ou seja, foi escrito “Return Box” outros 3 marcadores encontram-se sobre a caixa e foram inseridos propositadamente, para indicar o orifício de entrada destes.
Para tornar o cartaz mais chamativo acrescentou-se um fundo com degradê colorido.
A cor azul nas letras do cartaz simboliza um marcador azul de quadro branco, que normalmente são os mais utilizados.
Posteriormente o slogan foi alterado para: “Já se reciclam marcadores! Deposita-os na Return Box, sem hesitação. Faz parte desta missão, Transformando cores em renovação!”, para tornar a mensagem mais atrativa.
Desde o início do ano letivo nas reuniões do Conselho Eco-Escolas e nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento todos os alunos foram informados dos resíduos que a escola escolhe ao longo do ano letivo e como, foi tema de exploração, no ano letivo transato, foi relembrado ao alunos a função da Return Box, tendo sido canalizado todos os marcadores do quadro branco para este caixa assim como os marcadores usados dos alunos/professores e restante comunidade educativa.
A adesão dos alunos quer na elaboração do cartaz quer na recolha destes marcadores foi um sucesso.
Conclusão: Com a conscientização sobre a importância da reciclagem, podemos fazer a diferença. Vamos todos apoiar a “Return Box” e contribuir para um futuro mais colorido e sustentável!

Fotografia da localização do cartaz e da return box: