RETURN BOX | Desafio Edding 2023-24 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite (São João da Madeira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):

Memória descritiva:
A atividade foi levada a cabo pelos alunos do 8.ºC em colaboração com a docente de Física e Química e a Coordenadora Eco Escolas.
A proposta de trabalho foi apresentada num guião com duas tarefas:
✓ Elaboração de um cartaz, que informe todos os elementos da escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
✓ Divulgar a iniciativa junto da comunidade escolar.
Fizeram-se oito grupos de 2/3 alunos, escolhidos de forma aleatória, e durante 2 tempos letivos elaboraram o cartaz. Todos os grupos optaram pelo formato digital, tendo alguns grupos recorrido a plataformas conhecidas.
Para a seleção do melhor trabalho recorreu-se à heteroavaliação entre pares. Escolheu-se o cartaz mais votado o qual se apresenta agora a concurso e que foi colocado junto à caixa que em debate com os alunos se decidiu posicionar junto ao P.B.X. da entrada do edifício principal da escola. Entretanto todos os trabalhos produzidos serão divulgados no blog do Eco Escolas (https://ecoescolaesl.pt/blog/).
Cada grupo de alunos ficou responsável pela divulgação do projeto às turmas de cada ano letivo, do 5.º ao 12.º ano, da escola, do modo que entendessem. A maior parte dos grupos optou por se deslocar às salas das turmas com a Return Box para fazer a sensibilização dos colegas para o projeto. Entregaram um lembrete ou suporte escrito com o slogan criado, por cada grupo e que consta do seu cartaz, e combinaram uma data para a recolha dos marcadores. Um dos grupos realizou também uma campanha em formato vídeo (https://youtube.com/shorts/534d749skik?si=KUqTtgGRsonmBbEl) que se divulgou nas plataformas digitais do agrupamento.
Todo o trabalho dos alunos vai ser contemplado na avaliação da disciplina envolvida, seguindo os seguintes critérios:
Cartaz:
• Informação relevante e apelativa – 20%
• Respeita o que é pedido – 20%
• Trabalho limpo, cuidado e com sentido estético – 20%
Divulgação da iniciativa:
• Originalidade – 20%
• Impacto na comunidade – 20% (Medido pelo número de marcadores recolhidos. Ainda a decorrer!)

Fotografia da localização do cartaz e da return box: