Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente):
Memória descritiva:
O desafio sobre a Return Box foi muito bem recebido na nossa escola.
Já há muito tempo que alunos, professores e assistentes operacionais se questionavam sobre o que fazer com os marcadores, nomeadamente os que são utilizados para escrever nos quadros das salas de aula, uma vez que estes não são recarregáveis.
Assim, quando divulgamos este desafio no conselho Eco-escolas, aos representantes das turmas, no conselho pedagógico e aos assistentes operacionais, todos ficaram muito entusiasmados com esta ideia.
Foram os professores de Ciências Naturais que entusiasmaram os seus alunos para a realização de um cartaz, propondo-lhes a pesquisa sobre o destino dos marcadores após os descartarmos, consultando a página do Eco-escolas e a informação existente disponibilizada pela empresa Edding.
A proposta de realização de um cartaz para a divulgação da Return Box foi acolhida por alguns alunos que nos fizeram chegar as suas ideias. Recebemos 12 propostas, todas muito criativas. Foi difícil selecionar uma delas.
A Return Box foi colocada no bloco C da nossa escola, na entrada do bloco, em local bem visível e acessível a todos e de fácil vigilância por parte dos assistentes operacionais. Escolhemos este bloco pois é um bloco, não só de salas de aulas teóricas mas também de todas as aulas práticas (CN, CFQ, Educação Visual, TIC e teatro). É um local onde todos os alunos (do ensino básico, secundário regular e profissional) da escola passam várias vezes por semana para terem aulas práticas. Os assistentes operacionais fazem a recolha dos marcadores dos quadros em cada bloco de aulas ( Blocos A, B, C e D) e levam os mesmos para a Return Box.
A ideia foi tão bem acolhida, que passados alguns dias após a colocação da Return Box, esta já estava cheia. Pedimos uma nova que também já está cheia. No final do ano letivo iremos devolver as duas caixas à empresa Edding.
Os alunos envolvidos nas atividades do Eco-escolas já estão a pensar em colocar outros pontos de recolha de marcadores, espalhados pela escola.
Para não colocarmos a Return Box no chão fizemos um suporte para a colocar. O suporte foi construído pelos alunos da educação especial.
Fotografia da localização do cartaz e da return box: